Ecocardiograma

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Drª.Carolina Vaz Macedo

Validação Científica:

Dr. Rui Cruz Ferreira

Leia aqui o artigo:

O que é?

Um ecocardiograma é uma ecografia ao coração que permite ao médico examinar as válvulas cardíacas, determinar o tamanho do coração e avaliar o seu funcionamento. Este exame pode estimar a força com que o coração está a bombear o sangue e pode identificar áreas da parede do coração que foram lesadas por um ataque cardíaco prévio ou por uma outra causa.

Preparação

Não é necessária qualquer preparação.

Como é realizado

Um ecocardiograma pode ser realizado num consultório médico ou num hospital. Depois de espalhar algum gel no peito do doente para ajudar o sensor de ultra-sons a deslizar mais facilmente, o médico irá colocar o sensor sobre a pele.
Irá então aparecer uma imagem do coração num ecrã de vídeo e o médico deslizará o sensor para a frente e para trás no peito do doente para obter diferentes perspectivas do coração. Em determinados momentos do exame, o som do aparelho pode estar ligado, transmitindo um ruído que representa o som do coração a bater e do fluxo de sangue. Se o médico pretender observar o coração a trabalhar quando está sujeito a um esforço, pode recomendar que o doente realize uma variação do ecocardiograma regular. Uma destas variações, denominada ecocardiograma de exercício, irá implicar que o doente pedale numa bicicleta estacionária enquanto o ecocardiograma é realizado. Outra variação, denominada ecocardiograma de esforço, envolve a administração de um medicamento por via injectável para aumentar o fluxo de sangue do coração antes da realização do exame. Em determinados casos, um técnico irá colocar um acesso endovenoso no braço ou na mão do doente, por onde será injectado soro fisiológico normal ou com bolhas de ar muito pequenas de modo a permitir que os padrões de fluxo sejam revelados com maior clareza. Num tipo particular de exame, o ecocardiograma transesofágico, a sonda é inserida no esófago (através da boca) de modo a visualizar com maior detalhe determinadas partes do coração.

Riscos

Não existem riscos.

Seguimento e cuidados

Não existem riscos.

Tempo até aos resultados

 O doente pode obter alguns resultados imediatamente, mas o relatório escrito poderá demorar alguns dias a ser entregue.

Informação adicional

Fundação Portuguesa de Cardiologia

http://www.fpcardiologia.pt/

Sociedade Portuguesa de Cardiologia

http://www.spc.pt/

Alto Comissariado da Saúde

http://www.acs.min-saude.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: