O que é uma Biópsia da Próstata e uma ecografia transrectal?

Fonte:

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Dr. Pedro Nunes

Leia o artigo aqui:

O que é?

O médico irá provavelmente recomendar este exame se tiver realizado um toque rectal ou

análises de sangue que sugiram a possibilidade do doente ter um cancro da próstata. Uma outra razão para solicitar este exame prende-se com a existência de manifestações clínicas de alguma outra doença da próstata por exemplo, próstata grande (hiperplasia benigna). Com este exame, o urologista obtém amostras de tecido de diversas zonas da próstata para serem examinadas no que respeita à presença de cancro, hiperplasia benigna ou outras alterações. Uma ecografia transrectal ajuda o urologista a visualizar a próstata durante o procedimento.


Como é efectuada a preparação para o exame?
Alguns médicos recomendam a realização de um enema antes do exame. O doente deve comunicar ao médico se tiver alergias medicamentosas, especialmente a antibióticos.

O que acontece quando o exame é realizado?
Na maior parte dos casos, o doente deve deitar-se de lado com os joelhos flectidos contra o tórax. Uma sonda do aparelho de ecografia ? um cilindro pequeno com a espessura aproximada de dois dedos ? é coberto com um revestimento plástico e gel e é inserido suavemente no recto. O doente pode sentir alguma pressão semelhante à sensação que precede a defecação. Após colocada a sonda, pode observar-se a imagem da próstata num ecrã.

A sonda ecografia permite avaliar a totalidade da glândula prostática e identificar áreas específicas para serem biopsadas. Além de gerar uma imagem ecográfica, a sonda tem um pequeno tubo no seu interior denominado guia da agulha. O médico aponta o guia da agulha para partes específicas da próstata e o guia liberta uma agulha accionada por uma mola para efectuar biópsias de diferentes partes da glândula. A mola pode ser programada para permitir que a agulha se mova muito rapidamente para dentro e para fora da próstata. É provável que o doente sinta algum desconforto em cada biópsia mas, uma vez que a agulha se move muito rapidamente, qualquer dor dura apenas um segundo de cada vez. Os médicos geralmente procedem à colheita de múltiplas amostras. O médico irá provavelmente prescrever antibióticos antes e após o procedimento para prevenir a infecção.


Quais os riscos do exame?
Muitas pessoas apresentam sangue na urina, na uretra ou nas fezes durante um ou dois dias após a biopsia. O esperma pode ainda apresentar sangue durante algumas semanas. O único risco significativo é a possibilidade de uma infecção na próstata, e que pode raramente espalhar-se ao resto do organismo, mas os antibióticos ajudam a prevenir esta complicação.

É necessário fazer alguma coisa de especial quando o exame terminar?
O doente deve contactar o médico se surgir febre depois do procedimento. A existência de sangue, dor ou ardor ao urinar, necessidade de urinar muitas vezes dias depois do procedimento deve levar o doente a contactar o seu médico.

Quanto tempo é que se demora a saber-se o resultado do exame?
O doente deve contactar o médico se surgir febre depois do procedimento. A existência de sangue, dor ou ardor ao urinar, necessidade de urinar muitas vezes dias depois do procedimento deve levar o doente a contactar o seu médico.

Informação adicional
Associação Portuguesa de Urologia

Direcção Geral de Saúde

Alto Comissariado da Saúde
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: