Como viver uma vida mais longa e mais saudável?

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Prof. António Vaz Carneiro

Leia o artigo aqui:

A forma como a pessoa envelhece é determinante para a sua longevidade e também até que ponto se sentirá feliz com isso.

Quer a sua família tenha ou não tendência a viver até uma idade avançada, as respostas residem mais nos seus hábitos quotidianos do que nos seus genes.

Fuma? Come bem ou mal? Mantém-se activo? Tem um peso saudável? De que doenças sofre actualmente e, tomando em consideração os seus antecedentes familiares e o seu estilo de vida, quais serão as doenças de que irá provavelmente padecer no futuro?

Se as suas respostas são desencorajadoras, ganhe coragem. Nunca é demasiado tarde para fazer alterações no seu estilo de vida. Um estudo de 2007 do American Journal of Medicine investigou os adultos que adoptaram um estilo de vida saudável durante a meia-idade. Os investigadores seguiram 15.700 adultos (com idade compreendida entre os 45 e os 64 anos) durante uma década e notaram que 970 destas pessoas adoptaram um estilo de vida mais saudável por volta do sexto ano do estudo.

Este indivíduos passaram a comer cinco ou mais doses diárias de fruta e vegetais e a praticar exercício físico pelo menos duas horas e meia por semana, mantiveram-se sem fumar e evitaram a obesidade. Os benefícios surgiram rapidamente. Apenas quatro anos mais tarde, o grupo de indivíduos que procederam a estas quatro alterações tinham uma taxa de mortalidade em geral 40% mais baixa e 35% menos casos de doença cardíaca em comparação com os participantes que procederam a um menor número destas alterações.

Independentemente da sua idade ou estadio da vida, a pessoa tem a possibilidade de alterar muitas das variáveis que são determinantes da incapacidade e da longevidade. As informações que se apresentam em seguida irão ajudá-lo a aprender como o conseguir.

10 passos no sentido de uma vida mais longa e mais saudável

1. Não fume.

2. Realize actividades físicas e mentais todos os dias.

3. Ingira uma dieta saudável rica em cereais integrais, vegetais e fruta e substitua as gorduras saturadas e as gorduras trans pouco saudáveis por gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.

4. Certifique-se de que toma cálcio e vitamina D em quantidade suficiente (encontra estes micronutrientes no leite e derivados, frutas e legumes).

5. Mantenha um peso saudável.

6. Estimule a sua mente.

7. Crie uma rede social forte.

8. Proteja a visão, a audição e a saúde em geral seguindo orientações preventivas.

9. Escove os dentes, limpe-os com fio dental e consulte um dentista regularmente. Uma saúde oral deficiente pode ter muitas repercussões, incluindo uma nutrição deficiente, dores desnecessárias e, possivelmente um risco mais elevado de doença cardíaca ou de acidente vascular cerebral.

10. Discuta com o médico se necessita de medicamentos – para controlar a pressão arterial, tratar a osteoporose ou reduzir o colesterol – para o ajudar a manter-se saudável.

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