Tem uma criança de 2 meses? Esclareça aqui as dúvidas mais frequentes.

Fonte: 

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Profª Guiomar Oliveira

Leia o artigo aqui:

Quando é que posso introduzir alimentos sólidos?

Peça ao pediatra do seu bebé que lhe dê recomendações específicas, uma vez que os alimentos sólidos, de um modo geral, não são introduzidos antes dos 4 a 6 meses de idade. A maior parte dos bebés não necessita de alimentos sólidos antes desta idade, atendendo a que o leite materno ou o leito artificial fortificado com ferro proporcionam todos os nutrientes de que o bebé necessita. Após os seis meses de idade, o bebé para além do leite requer outros alimentos para lhe proporcionarem mais calorias, ferro, fibras e outros constituintes nutritivos. Por volta desta idade, a criança irá começar a revelar interesse por outros alimentos e irá desenvolver a capacidade para os comer.

A introdução de alimentos sólidos antes dos 4 a 6 meses de idade pode não proporcionar um equilíbrio adequado de nutrientes. Apesar da convicção popular, a adição de cereais à dieta não ajuda os bebés a dormirem melhor durante toda a noite.

Cada criança desenvolve-se com o seu ritmo próprio. Os sinais de que o seu bebé pode estar pronto para experimentar alimentos sólidos incluem: segurar a sua cabeça e o pescoço de forma estável durante 10 a 15 minutos quando se senta com apoio no seu colo ou numa cadeira de bebé, colocar as mãos ou outros objectos na boca, demonstrar que tem fome, pedindo o peito ou o biberão com maior frequência ou ingerindo mais de 900 ml de leite em 24 horas. Pode igualmente notar que o seu bebé está a revelar interesse pela sua comida e que tenta agarrar os alimentos enquanto a vê comer e que acorda mais frequentemente durante a noite depois de ter tido um período em que dormia durante a maior parte da noite.

Devo adicionar cereais no biberão para ajudar o meu bebé a dormir durante toda a noite?

De um modo geral não é necessário adicionar cereais ao biberão, a menos que o médico do bebé o sugira especificamente por um motivo clínico. Apesar da convicção popular, a adição de cereais ou de outros alimentos sólidos à dieta do seu bebé não irá ajudá-lo a dormir durante toda a noite. O bebé pode ter dificuldade em apreender a comer com uma colher se se habituar a ingerir alimentos sólidos no biberão.

Quantas fraldas deve o meu bebé molhar por dia?

Embora a maior parte dos bebés molhe quatro a oito fraldas por dia durante os primeiros meses de vida, este número pode variar, dependendo do tipo de fraldas usado e da pessoa que as muda. Alguns pais mudam as fraldas após cada refeição ou com intervalos de poucas horas, independentemente de estarem muito ou pouco molhadas. Outros pais aguardam até a fralda parecer estar pesada. As fraldas descartáveis tendem a absorver uma grande quantidade de líquido e, deste modo, podem não parecer molhadas enquanto o bebé não urinar várias vezes.

Em circunstâncias de rotina não deve preocupar-se com o número de fraldas que o seu bebé molha por dia. Os médicos perguntam frequentemente qual o número de fraldas que o bebé molha quando estão preocupados, por exemplo, com a presença de uma possível desidratação, quando os bebés vomitaram e tiveram diarreia ou quando apresentam uma obstrução nasal que pode, por vezes, dificultar a alimentação. Se for difícil avaliar se uma fralda descartável está molhada, pode colocar uma bola de algodão ou um toalhete de papel na fralda. Contacte o médico do seu bebé se este não urinar pelo menos uma vez a cada seis a oito horas, uma vez que isto pode ser sinal de desidratação (falta de líquidos).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: