Devo adicionar cereais no biberão para ajudar o meu bebé a dormir durante toda a noite? Perguntas Frequentes (4 meses).

Fonte:

 

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Profª Guiomar Oliveira

Quando é que posso introduzir os alimentos sólidos?

Pergunte ao pediatra do seu bebé quais as suas recomendações específicas, uma vez que os alimentos sólidos são geralmente introduzidos, no mínimo, depois dos 4 a 6 meses de idade. A maior parte dos bebés não necessita de quaisquer alimentos sólidos antes desta idade, uma vez que o leite materno ou o leite artificial fortificado com ferro proporcionam todos os nutrientes de que o bebé necessita. Depois dos seis meses de idade, um bebé requer para além do leite outro tipo de alimentos para lhe proporcionar mais calorias, ferro, fibras e outro tipo de nutrientes. Por volta desta idade, ele irá começar a demonstrar interesse por outros alimentos e desenvolve a capacidade para os ingerir.

A introdução de alimentos sólidos antes dos 4 a 6 meses pode não proporcionar um equilíbrio adequado de nutrientes. Apesar da convicção popular, a adição de cereais à dieta não ajuda os bebés a dormirem melhor durante toda a noite.

Cada criança desenvolve o seu próprio ritmo. Os sinais de que o seu bebé pode estar pronto para experimentar alimentos sólidos incluem: segurar a cabeça e o pescoço de forma estável durante 10 a 15 minutos quando se senta com apoio no seu colo ou numa cadeira de bebé, colocar as mãos ou outros objectos na boca, demonstrar que tem fome, pedindo o peito ou o biberão com maior frequência ou ingerindo mais de 900 ml de leite em 24 horas. Pode igualmente notar que o seu bebé está a revelar interesse pela sua comida e que tenta agarrar os alimentos quando a vê comer e que acorda mais frequentemente durante a noite depois de ter tido um período em que dormia durante a maior parte da noite.

Devo adicionar cereais no biberão para ajudar o meu bebé a dormir durante toda a noite?

De um modo geral não é necessário adicionar cereais ao biberão, a menos que o médico do bebé o sugira especificamente. Apesar da convicção popular, a adição de cereais ou de outros alimentos sólidos à dieta do seu bebé não irá ajudá-lo a dormir durante toda a noite. O bebé pode ter dificuldade em aprender a comer com uma colher se se habituar a ingerir alimentos sólidos no biberão.

Quando é que o meu bebé irá dormir durante toda a noite?

Embora os recém-nascidos durmam aproximadamente 16 horas por dia, eles acordam frequentemente para se alimentarem. Cada período de sono dura aproximadamente quatro horas, mas o período mais prolongado nem sempre ocorre durante a noite. Os pais sentem-se consideravelmente ansiosos para que o seu bebé durma durante períodos longos, particularmente durante a noite, para que eles próprios possam ter igualmente um padrão de sono ininterrupto.

Felizmente, por volta dos quatro meses, a maior parte dos bebés consegue dormir durante seis a oito horas durante a noite, sem necessidade de ser alimentado, embalado ou de outras intervenções; por volta dos seis meses, eles podem dormir até 10 a 12 horas.

Existem algumas medidas que pode tomar para ajudar o seu bebé a aprender a dormir durante a noite e a prevenir futuros problemas com o sono. Deite o bebé na cama quando se mostrar sonolento mas ainda acordado. A meio da noite, mantenha refeições de curta duração e pouco estimulantes, com luzes suaves e sem falar nem brincar. Minimize as mudanças de fralda durante a noite e realize essas manobras igualmente de forma suave e pouco estimulante. O estabelecimento de bons hábitos de sono numa fase precoce da vida do seu bebé pode ajudar toda a família a obter um repouso adequado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: