Sabe o que é o teste cutâneo de alergia por picada?

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Drª. Ana Correia

Validação Científica:

Profª. Ana Todo-Bom

Leia aqui o artigo:

O que é?

O teste cutâneo de alergia por picada permite avaliar uma reacção cutânea às substâncias que frequentemente causam alergia (alergénios), presentes em alimentos, fungos, ácaros, pólenes ou proteínas animais. Se o doente for alérgico a uma determinada substância, irá provavelmente desenvolver uma reacção cutânea quando as suas células entram em contacto com esse alergénio.

As pessoas com manifestações de alergia podem conseguir identificar as substâncias que desencadeiam os seus sintomas alérgicos, mesmo sem realizar os testes, e manter a alergia controlada com a evicção dessas substâncias e com a medicação apropriada. No entanto, pode ser útil saber com rigor qual o alergénio responsável pela doença alérgica. Isto permite estabelecer medidas mais eficazes para a evicção do alergénio e adequar a terapêutica à exposição. Por exemplo, no caso de um doente com alergia aos pólenes, detectar o tipo de pólen específico que provoca a reacção alérgica permite que o doente saiba que plantas deve evitar e quais os meses em que deve ter cuidados adicionais (meses com maior concentração desse pólen no ar). A realização de testes cutâneos é particularmente importante se o doente apresentar sintomas graves de alergia e não tiver a certeza do que os está a causar. Caso a alergia seja mais grave, os resultados dos testes são importantes para ponderar um tratamento com vacinas para o alergénio responsável pelas queixas do doente (imunoterapia).

O teste cutâneo por picada (também conhecido como “prick test”) é geralmente a primeira opção quando há uma suspeita de alergia porque é simples, rápido, pouco dispendioso e tem poucos riscos.

Preparação

Preferencialmente, o doente não deve tomar anti-histamínicos uma ou duas semanas antes do teste porque estes medicamentos podem interferir com os resultados, impedindo o doente de reagir à substância a que é alérgico.

Além disso, os corticosteróides orais e cutâneos, em determinadas doses, também podem interferir com os resultados. O doente deve comunicar ao médico se alguma vez teve uma reacção anafiláctica (uma reacção alérgica sistémica grave, por vezes fatal, que ocorre geralmente minutos após a exposição a um alergénio) ou se já teve uma reacção alérgica grave a um teste para as alergias.

Como é realizado?

Preferencialmente, o doente não deve tomar anti-histamínicos uma ou duas semanas antes do teste porque estes medicamentos podem interferir com os resultados, impedindo o doente de reagir à substância a que é alérgico. Além disso, os corticosteróides orais e cutâneos, em determinadas doses, também podem interferir com os resultados. O doente deve comunicar ao médico se alguma vez teve uma reacção anafiláctica (uma reacção alérgica sistémica grave, por vezes fatal, que ocorre geralmente minutos após a exposição a um alergénio) ou se já teve uma reacção alérgica grave a um teste para as alergias.

Riscos

Atendendo a que a exposição ao alergénio é muito pequena, é extremamente improvável a ocorrência de uma reacção alérgica grave. Durante algumas horas, o doente pode apresentar algum vermelhidão ou comichão nas áreas testadas, semelhante à picada de um mosquito.

Seguimento e cuidados

Não é necessário nenhum cuidado especial depois do teste.

Tempo até ao resultado

O médico pode dizer imediatamente ao doente quais as substâncias que provocaram uma reacção. O passo seguinte consiste no aconselhamento do doente no que diz respeito a medidas de evicção desse alergénio e ao tratamento farmacológico, podendo ser considerada a administração de vacinas para as alergias (imunoterapia).

Informações Adicionais

Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

http://www.spaic.pt

Alto Comissariado da Saúde

http://www.acs.min-saude.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: