Porque se deve controlar a Asma?

Prof. João Fonseca

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Controlo da Asma, pelo Prof. João Fonseca: Porque se deve controlar a Asma?

Leia o artigo aqui:

Actualmente, o objectivo do tratamento da asma é o controlo da doença, ou seja, a ausência de crises, de dias e noites com tosse ou falta de ar. Viver sem limitações, sem surpresas, sem sintomas.

Não deixe o jogo de futebol, a aula de dança ou um serão de gargalhadas com amigos por causa da asma.
Se o tem evitado, a sua asma pode não estar controlada, o que aumenta o risco de voltar a ter crises e de piorar a sua função respiratória. Para saber o seu grau de controlo, preencha o questionário CARAT “Controlo da Asma e Rinite Alérgica Teste”:
http://www.caratnetwork.org/flash/

O CARAT, “Controlo da Asma e Rinite Alérgica Teste” é um questionário de auto-preenchimento para avaliação do grau de controlo da Asma e Rinite Alérgica. Mais de 100 médicos Portugueses e 350 doentes participaram activamente no seu desenvolvimento e validação, tendo sido já publicados 2 artigos científicos em revistas internacionais http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19534774 Allergy 2010 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20121755

Este questionário foi recomendado como ajuda à implementação das orientações clínicas internacionais da rinite e asma e já foram desenvolvidas versões em mais 9 países http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20887423

Com o 1º Inquérito Nacional sobre Asma, ficámos a saber que cerca de metade dos Portugueses com asma tem a sua doença controlada. É um copo meio cheio ou meio vazio? Embora melhor do que noutros países Europeus, significa que cerca de 300 000 portugueses não têm a asma controlada, como podiam e deviam.

Conteúdo produzido no âmbito do projecto de produção de Informação do Programa Harvard Medical School-Portugal “Doenças crónicas das vias aéreas – conteúdos e ferramentas para interacção entre doentes e profissionais proactivos”

Este trabalho é co-financiado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, QREN E COMPETE.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: