Asma e Desporto

Prof. André Moreira

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre asma, pelo Prof. André Moreira: “Asma e Desporto”

Leia o texto do áudio aqui:

Nas últimos anos uma mudança do estilo de vida, nomeadamente dos hábitos nutricionais e de actividade física, tornaram a obesidade uma condição comum. Este aumento está intimamente associado ao aumento da prevalência e incidência de asma. O excesso de peso ao nascer aumenta o risco de asma em 20%; na infância em 50% e na idade adulta em 100%.

Também as mudanças da dieta, nomeadamente a diminuição da ingestão de frutas e vegetais e o aumento do consumo de gorduras insaturadas, podem ter contribuído para o aumento da prevalência de asma. Recentemente mostrou-se que a maior adesão à dieta mediterrânica estava associada a uma redução de 78% no risco de asma não controlada. Nomeadamente, o maior consumo de fruta fresca diminuiu a probabilidade de asma não controlada, enquanto o consumo de álcool teve o efeito contrário.

Finalmente, contrariando práticas que duraram muitos anos, mostrou-se que o exercício físico regular melhora o controlo da asma. Crianças asmáticas com a doença controlada devem ser aconselhadas e encorajadas para a prática de exercício físico sem receio de exacerbações.

O caminho futuro poderá passar por intervenções que promovam o aumento do consumo de alimentos em natureza, como a fruta fresca e os produtos hortícolas, contextualizados numa alimentação equilibrada e num estilo de vida fisicamente activo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: