Que quantidade devemos ingerir de gorduras, hidratos de carbono e proteínas? Precisa de dicas?

Fonte:

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. André Carvalho

Validação Científica:

Prof. António Vaz Carneiro

Leia o artigo aqui:

Gorduras, hidratos de carbono e proteínas

Antigamente era muito simples. As gorduras eram os vilões, os hidratos de carbono eram os heróis e mais proteínas era bom. Mas este pensamento simplificado foi alterado. As gorduras, os hidratos de carbono e as proteínas, conhecidos por macronutrientes, constituem as categorias básicas de nutrientes de que os seres humanos necessitam. Eles proporcionam ao corpo a energia e permitem ao organismo realizar muitas das funções biológicas normais. Uma dieta saudável consiste numa mistura de alimentos de cada uma destas três categorias de macronutrientes, embora não em quantidades iguais.

Um painel de cientistas americanos e canadianos apoiados pelo Instituto de Medicina da Academia Americana de Ciências estabeleceu a ingestão dietética de referência (IDR) para os macronutrientes com base na investigação sobre a dieta e a saúde (ver “Que quantidade de cada?”), semelhante à dose diária recomendada (DDR) presente nos rótulos alimentares em Portugal. A IDR estabeleceu a variedade de macronutrientes que deve comer por dia para manter um peso saudável e para prevenir doenças graves, tais como a doença cardíaca, o cancro, a hipertensão e a diabetes. A IDR proporciona igualmente orientações para as fibras (uma forma de hidrato de carbono não digerível que desempenha diversas funções no organismo) e para as vitaminas e minerais.

Que quantidade de cada?

Em seguida, apresenta-se a ingestão dietética de referência (IDR) para as gorduras, os hidratos de carbono e as proteínas – as quantidades necessárias diariamente para responder às necessidades nutricionais dos adultos, ao mesmo tempo que minimizam o risco de doença.

Gorduras: 20-35% das calorias diárias (restrinja as gorduras saturadas a não mais de 10% e ingira as gorduras trans na menor quantidade possível)

Proteínas: 10-35% das calorias diárias

Hidratos de carbono: 45-65% das calorias diárias (não mais de 25% fornecidas pelo açúcar adicionado)

Fibras (hidratos de carbono não digeríveis): 14 gramas por cada 1.000 calorias, que corresponde a aproximadamente 21 a 38 gramas por dia com base na idade e no sexo, da seguinte forma:

  • homens com idade igual ou inferior a 50 anos: 38 gramas/dia
  • mulheres com idade igual ou inferior a 50 anos: 25 gramas/dia
  • homens com mais de 50 anos: 30 gramas/dia
  • mulheres com mais de 50 anos: 21 gramas/dia.
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