Perguntas Frequentes Recém-nascido: O que são os soluços? Como é que avalio a temperatura do meu bebé?

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Profª Guiomar Oliveira

Leia o artigo aqui:

O que são os soluços?

Os soluços ocorrem quando um músculo, o diafragma, se contrai súbita e repetidamente, fazendo com que a pessoa inspire de forma rápida e curta. Os soluços são comuns nos bebés, especialmente nos que tinham soluços antes de nascer, dentro do útero da mãe. A causa exacta não é conhecida, mas pensa-se que constituam um reflexo normal, provavelmente devido a uma imaturidade do sistema nervoso. Os soluços no feto podem ajudar a fortalecer o diafragma e preparam-no para respirar.

Durante os primeiros meses, os soluços ocorrem frequentemente depois das refeições. Os bebés tendem igualmente a engolir ar durante as refeições, o que distende o estômago e pode causar uma contracção do diafragma. Estes soluços geralmente desaparecem ao fim de alguns minutos e não causam desconforto ao bebé. Se os soluços do bebé o incomodarem, tente fazer com que ele arrote mais frequentemente durante as refeições.

Serão os espirros normais?

Os bebés espirram frequentemente, mas isso não acontece pelo facto de terem uma constipação. Os espirros constituem um reflexo normal que ajuda a remover o muco do nariz e dos pulmões. Os espirros são especialmente comuns durante os primeiros dias após o nascimento, quando os recém-nascidos ainda têm algum líquido amniótico residual nos pulmões. Alguns bebés espirram depois de comer, para eliminar o leite seco que se pode acumular dentro do nariz.

Se o bebé espirrar e apresentar secreções nasais, isso pode ser devido a outra situação, possivelmente uma doença. Nesse caso, deve contactar o médico para se aconselhar.

Como devo vestir o meu bebé?

Deve vestir o seu bebé da mesma forma que se veste a si próprio, variando os tipos e a quantidade de roupa de acordo com o tempo ou com a temperatura ambiente. Os bebés são pequenos e tendem a perder o calor corporal mais facilmente do que os adultos, mas podem igualmente ficar excessivamente aquecidos se forem vestidos com roupas demasiado quentes. Avalie a temperatura da pele do seu bebé palpando a face posterior do pescoço, os braços ou o tórax. Não avalie a temperatura em função das mãos e dos pés, uma vez que estes se apresentam geralmente mais frescos do que o resto do corpo. Se o seu bebé estiver excessivamente quente, irá parecer, todo ele, quente e pode mostrar-se ruborizado, suado ou pode desenvolver uma erupção cutânea provocada pelo calor. Se o seu bebé estiver demasiado frio, irá apresentar uma temperatura fria e pode estar agitado ou firmemente contraído para se manter quente.

Em regra, deve vestir o bebé com mais uma camada de roupa do que está a usar em si própria. Nos dias muito quentes, o seu bebé ficará provavelmente confortável se usar apenas uma fralda e uma camisola interior de algodão. Nos dias mais frescos, acrescente camadas de roupa até o bebé ficar suficientemente quente. Diversas camadas ligeiras de roupa retêm melhor o calor do que uma camada grossa e as camadas exteriores podem ser facilmente acrescentadas ou removidas à medida que a temperatura ambiente se altera. Os chapéus ajudam a reter a temperatura corporal no tempo frio e protegem contra o sol durante o Verão.

Quando é que posso levar o meu bebé a sair em público?

Pode levar o seu bebé para o ar livre, e provavelmente já o fez, a partir do dia em que têm alta do hospital. O tempo passado ao ar livre pode ser agradável, tanto para si como para o seu bebé. Se estiverem vestidos de forma apropriada, a maior parte dos recém-nascidos de termo pode suportar as temperaturas médias tanto no Verão como no Inverno. Limite o tempo passado ao ar livre se o tempo estiver extremamente frio ou quente.

Tenha em mente que o tempo passado com outras pessoas aumenta a exposição do seu bebé aos germes e às doenças. Os recém-nascidos são mais susceptíveis às infecções uma vez que o seu sistema imunitário é ainda imaturo. Por este motivo, muitos pediatras recomendam que sejam evitadas as grandes aglomerações de pessoas em ambientes fechados até o seu bebé ter, pelo menos, dois meses de idade.

O meu bebé tem a pele seca. Deverei usar uma loção para bebé?

Muitos recém-nascidos têm uma pele seca e descamativa uma vez que já não se encontram rodeados por água, tal como aconteceu durante os nove meses em que permaneceram dentro do útero materno. Mas, na maior parte dos casos, não são necessárias loções ou cremes especiais para tratar este tipo de pele seca. Poderá notar que a pele geralmente se torna macia e a secura desaparece ao fim de alguns banhos com esponja.

Embora não seja necessário, alguns pais gostam de usar uma loção para bebé e este também pode gostar. Enquanto aplica a loção, o bebé recebe uma massagem informal, o que pode ser agradável e pode mesmo proporcionar benefícios para a saúde. As loções mais antigas têm um odor familiar a “bebé”, mas alguns produtos mais recentes não contêm perfumes nem corantes para evitar uma possível irritação da pele do bebé.

Pode aplicar uma loção depois do banho ou em qualquer altura do dia. Evite os óleos e os cremes gordos que, por vezes, bloqueiam os poros da pele e podem causar erupções cutâneas ligeiras. O pó para bebé não deve ser usado uma vez que as pequenas partículas do pó podem ser aspiradas para os pulmões, podendo causar lesões.

Como é que avalio a temperatura do meu bebé?

Existem quatro tipos de termómetros para avaliar a temperatura corporal: os que se colocam na pele (por exemplo, na axila), na boca (oral), no ouvido (timpânica) e no recto (rectal).

A temperatura axilar é suficiente para avaliar a temperatura corporal em caso de suspeita de febre.

Se utilizar um termómetro digital, mantenha a ponta colocada debaixo da axila até ele indicar que acabou de avaliar a temperatura e, em seguida, olhe para o número indicado.

Num bebé até aos 3 meses uma temperatura axilar superior a 37.5 ºC é de valorizar como indicador de doença infecciosa devendo ser observado pelo médico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: