Exame ginecológico

Fonte: 

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Drª.Carolina Vaz Macedo

Validação Científica:

Prof. Calhaz Jorge

O que é

O exame ginecológico é uma observação médica que permite avaliar a saúde da vagina, do útero, das trompas de Falópio e dos ovários.

Preparação

Habitualmente não é necessária qualquer preparação especial para o exame. Caso a mulher esteja menstruada e esteja a utilizar um tampão, deve removê-lo antes da observação. É útil esvaziar a bexiga antes do exame.

Como é realizado

A doente deve deitar-se de costas sobre uma marquesa com os joelhos flectidos e afastados e com os pés apoiados em suportes. O exame é constituído por duas partes: um exame com espéculo, para observação da vagina e colo do útero, e um exame bimanual, para palpação dos órgãos internos (útero e ovários).

Durante a primeira parte do exame, o médico insere um espéculo, que é um dispositivo utilizado para separar as paredes da vagina (atendendo a que normalmente as paredes estão encostadas uma à outra), para poder observar o seu interior. A mulher irá sentir uma certa pressão quando o espéculo estiver a ser inserido. Será direccionada uma luz para observar as paredes da vagina e o colo do útero, isto é, a parte do útero que é visível através da vagina. Se houver uma infecção na vagina, pode ser visível um corrimento vaginal anormal, do qual o médico pode obter uma amostra para diagnóstico do tipo de infecção existente.

No centro do colo do útero existe um canal denominado canal cervical que conduz ao interior do útero. Se existir hemorragia no útero, pode observar-se a saída de material hemático (sangue) através de um orifício no colo do útero. Por outro lado, se existir uma infecção no útero, pode observar-se a saída de pus pelo orifício. Em determinadas infecções, a superfície externa do colo do útero pode apresentar-se irritada ou ter pequenas áreas hemorrágicas.

Mesmo que tudo pareça estar normal, o médico pode realizar um rastreio de rotina, como um teste de Papanicolau, ou um exame diagnóstico, como uma biopsia do endométrio ou uma colposcopia. Estas técnicas identificam diversas doenças ou problemas que podem não ser observadas a olho nu.

Durante o exame bimanual, o médico determina o tamanho e a forma do útero e faz pressão dentro da vagina com um ou dois dedos ao mesmo tempo que pressiona a parte inferior do abdómen com a outra mão. Desta forma, o útero é elevado no sentido da parede abdominal, facilitando a sua palpação entre as duas mãos. O médico pode verificar se o útero está aumentado de volume ou se apresenta massas devido à existência de miomas (tumores benignos muito comuns localizados na parede do útero). O médico pode, por vezes, palpar os ovários, bem como quaisquer massas nas trompas de Falópio (os tubos que transportam os óvulos dos ovários até ao útero). Em determinadas circunstâncias, o médico poderá inserir outro dedo no recto para melhor palpação da área entre o útero e o recto, bem como para palpação de massas na sua parede.

Riscos

O exame ginecológico propriamente dito não tem riscos. Caso sejam realizados procedimentos adicionais, os riscos serão os inerentes a esses procedimentos.

Seguimento e cuidados

Não são habitualmente necessárias quaisquer medidas especiais após a realização de um exame ginecológico.

Tempo até ao resultado

O médico poderá dizer imediatamente após o exame quais foram os resultados da sua observação. Caso tenham sido efectuados procedimentos adicionais com colheita de amostras de corrimento vaginal ou biopsias, deve perguntar ao médico quanto tempo depois é previsível que os resultados estejam disponíveis.

Informação adicional

Sociedade Portuguesa de Ginecologia

http://www.spginecologia.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: