Um novo aparelho portátil para avaliação da frequência cardíaca do bebé

Prof. Diogo Campos

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Gravidez, pelo Prof. Diogo Ayres Campos: Um novo aparelho portátil para avaliação da frequência cardíaca do bebé

Leia o texto do áudio aqui:

A monitorização da frequência cardíaca do bebé é realizada por rotina durante a gravidez e no trabalho de parto, como forma de avaliação do seu estado de oxigenação.

Desde o século XVII que existem estetoscópios desenvolvidos para este fim, mas o domínio dos ultra-sons levou, na década de 1960 ao desenvolvimento de aparelhos que permitem a “audição electrónica” dos batimentos cardíacos e o registo gráfico dos mesmos. Apesar de não invasiva, esta técnica está associada a alguma perda de sinal, sobretudo quando a grávida se movimenta.
Na Universidade de Harvard foi desenvolvido um aparelho portátil de pequenas dimensões que, colocado no abdómen materno detecta os pequenos impulsos eléctricos provenientes do coração fetal.
Esta técnica não limita a mobilidade da mãe e a sua fiabilidade irá ser testada em grávidas na consulta do Hospital de S. João, no Porto. A técnica também não emite qualquer energia, pelo que não condiciona qualquer risco para o bebé.
Conteúdo proveniente de Harvard Medical School Portugal:
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: