Noticias de Investigaçao em Saude: O Potássio Baixo é Perigoso com o Excesso de Sal!

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 



Um estudo recente constatou que o consumo excessivo de sal aumenta o risco de ataque cardíaco, especialmente se uma pessoa não ingerir potássio em quantidade suficiente.O estudo começou com um inquérito realizado a mais de 12.000 adultos americanos. Foi-lhes pedido para apresentarem uma lista do que tinham comido no dia anterior. Em seguida, os investigadores seguiram essas pessoas durante 14 anos. Durante esse período, 433 tinham falecido com ataques cardíacos. Os investigadores dividiram os resultados do inquérito em dois grupos. Um grupo tinha ingerido uma quantidade excessiva de sódio e reduzida de potássio. O outro grupo ingeriu aproximadamente as mesmas quantidades de cada uma destas substâncias. As pessoas do primeiro grupo apresentavam uma probabilidade duas vezes superior de sofrerem ataques cardíacos em comparação com as do segundo grupo. O sal constitui a principal fonte de sódio para a maior parte das pessoas. A ingestão de quantidades excessivas de sódio também aumentou o risco nas pessoas que ingeriram potássio suficiente. As pessoas que ingeriram 5 gramas de sódio por dia apresentavam uma probabilidade duas vezes superior de sofrerem um ataque cardíaco em comparação com as que ingeriram 2 gramas.

Cinco gramas correspondem a mais de duas colheres de chá de sal e representam aproximadamente o consumo médio americano. Dois gramas de sódio situam-se próximo da quantidade máxima diária recomendada. A revista Archives of Internal Medicine publicou o estudo. A Associated Press escreveu sobre ele em 12 de Julho.

Qual é a reacção do médico?
A dieta americana média inclui uma quantidade excessiva de sódio e muito reduzida de potássio. Uma dieta que permita corrigir este desequilíbrio pode melhorar as suas probabilidades de viver durante mais tempo. Esta medida irá, antes de mais, diminuir o risco de morte relacionada com o coração e com a doença coronária.

Uma comunicação médica recente sugeriu que uma dieta com um teor elevado de sódio pode não ser tão prejudicial como se pensava. Mas muitos outros estudos médicos bem executados mostram claramente os riscos para a saúde de uma dieta com um conteúdo elevado de sódio. Um estudo recente publicado na revista Archives of Internal Medicine vem apoiar os perigos do sódio.
O sódio é apenas parte da história. Este novo estudo incidiu na relação entre o potássio e o sódio na dieta. Os melhores resultados foram observados nas pessoas que referiram a ingestão de potássio mais elevada e a ingestão de sódio mais baixa. No entanto, os alimentos com um teor elevado de potássio ajudam igualmente a reduzir o risco de morte nas pessoas que ingerem grandes quantidades de sal.

O sódio é de fácil acesso e é pouco dispendioso. O americano médio consome entre uma e três colheres de chá de sal por dia. Isto corresponde a uma quantidade de sódio entre 2.500 e 7.500 miligramas. Uma grande quantidade deste sal encontra-se oculto nos alimentos processados ou preparados e é muito mais do que os escassos 200 miligramas por dia de que o organismo necessita.

Com o potássio a questão é diferente. As pessoas ingerem em média 2.500 miligramas por dia, o que corresponde a aproximadamente metade dos 4.700 miligramas ou mais recomendados para os adultos.

Que alterações posso fazer agora?
Quando a maior parte das pessoas pensam em alimentos com um conteúdo elevado de potássio, as bananas são geralmente colocadas no topo da lista. É ideal manter uma relação entre o potássio e o sódio elevada.
Com base nesta relação, as bananas merecem ser destacadas.



Eis uma lista de alimentos com as suas relações entre o potássio e o sódio:

Fonte: USDA National Nutrient Database


O que posso esperar no futuro?
Atendendo aos benefícios de uma dieta com um teor elevado de potássio, pode esperar ver a promoção de comprimidos de potássio. Alguns destes podem alegar que os suplementos apresentam os mesmos benefícios para a saúde que as fontes alimentares de potássio. Não se deixe levar por estas afirmações.
Embora possa vir a demonstrar-se que são saudáveis, os suplementos de potássio para o indivíduo médio não foram estudados. E podem ser perigosos nas pessoas com uma doença renal ou quando tomados em associação com determinados medicamentos.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: