Perguntas Frequentes sobre o seu filho de 12 meses!

Fonte:

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Profª. Jeni Canha

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Pais e Filhos, pelo Prof. Jaime Correia de Sousa: Perguntas Frequentes sobre o seu filho de 12 meses!

Leia o artigo aqui:

Ao passar do leite artificial para o leite de vaca, posso usar leite magro em vez de leite gordo?

O primeiro aniversário do bebé marca a altura em que os médicos geralmente recomendam a mudança do leite artificial para o leite de vaca, atendendo a que o ferro, as vitaminas e outros nutrientes se encontram nos alimentos sólidos ingeridos pela criança. O leite gordo e outros lacticínios são importantes uma vez que constituem fontes importantes de cálcio, proteínas, vitamina D, gordura e calorias.

O leite meio gordo (com 1 ou 2% de gordura) e o leite magro NÃO são apropriados para as crianças durante os primeiros dois anos de vida, uma vez que estes leites não contêm gordura nem calorias suficientes em comparação com o leite gordo. Os bebés e as crianças mais jovens apresentam um crescimento rápido e têm necessidades elevadas de energia. A gordura do leite gordo proporciona um combustível importante para o crescimento e desenvolvimento apropriado do cérebro. Além disso, o leite magro apresenta proporcionalmente demasiadas proteínas e sódio (presente no sal) para uma criança com um ano de idade.

Quando o seu filho atinge os dois anos de idade pode ingerir leite meio gordo ou leite magro juntamente com o resto da família. A criança pode mesmo começar a seguir uma dieta saudável para o coração, o que significa que as calorias proporcionadas pelas gorduras não excedam um terço do seu total e que o consumo de colesterol por dia não ultrapasse os 300 mg, tal como nas crianças mais velhas e nos adultos.

Quando é que o meu filho deve consultar pela primeira vez um dentista?

A American Academy of Pediatric Dentistry recomenda que as crianças consultem um dentista pela primeira vez aquando do aparecimento do primeiro dente, geralmente entre os seis meses e o ano de idade. Consultar um dentista numa idade precoce ajuda a estabelecer bons hábitos dentários e a manter os dentes saudáveis.

Não fique preocupado com a primeira consulta do seu filho ao dentista. Os dentistas pediátricos estão especialmente treinados para cuidar dos dentes das crianças e serão capazes de identificar precocemente os problemas ao nível dos dentes do bebé, bem como de ajudar a corrigi-los precocemente. É provável que estes profissionais sejam sensíveis aos receios e ansiedades da criança (e dos pais). Prepare o seu filho para a consulta explicando-lhe, em termos simples, o que esperar. Evite utilizar palavras que possam provocar-lhe medo (tais como “dor”, “magoa” ou “agulhas”). O dentista irá explicar os procedimentos necessários ao seu filho de uma forma que ele possa compreender.

Pode igualmente ajudar a manter os dentes do seu filho saudáveis em casa. Nunca deixe que a criança segure o biberão com a boca nem a coloque a dormir com um biberão. O leite artificial ou o sumo que se acumulam em volta dos dentes podem causar cáries. Pode igualmente começar por limpar os dentes e as gengivas do seu filho uma ou duas vezes por dia com um tecido suave ou pode escová-los com uma escova de dentes suave, de tamanho adequado para a criança, com uma pequena porção de pasta de dentes com flúor que não exceda o tamanho de uma ervilha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: