Perguntas Frequentes: o primeiro mês do seu bebé

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. André Carvalho

Validação Científica:

Profª Guiomar Oliveira

Leia o artigo aqui:

O meu bebé chora muito. Porque será?

O seu bebé chora muito porque tem muito para dizer. Chorar constitui uma das poucas formas de que um bebé dispõe para se expressar. Os recém-nascidos passam entre uma a quatro horas por dia a chorar.

Como pai ou como mãe, gostaria de compreender o que o bebé está a querer dizer de cada vez que chora, mas isto nem sempre é fácil. Ele pode estar a dizer-lhe que está com a fralda molhada, com fome, cansado, com frio ou muito simplesmente aborrecido. Por vezes o bebé está a expressar mais do que uma sensação ou emoção; outras vezes pode chorar sem motivo aparente. Curiosamente, com o tempo, os pais serão capazes de distinguir os choros do seu bebé pela tonalidade. Mas lembre-se que todos os bebés apresentam periodicamente episódios de choro que desafiam as explicações simples.

Será que mudar de leite artificial irá ajudar a aliviar as cólicas do meu bebé?

Mudar de leite artificial pode ajudar alguns bebés que apresentam períodos de excesso de gases ou de agitação, causados por alguma intolerância ao leite. Mas isso não irá provavelmente ajudar a diminuir as cólicas e os períodos prolongados de choro intenso que ocorrem sem motivo aparente em até um em cada quatro bebés saudáveis. Têm sido sugeridas muitas teorias sobre as cólicas, mas não foi identificada uma causa definida para a sua ocorrência.

As cólicas começam geralmente antes das seis semanas de idade e desaparecem quando a criança tem cerca de três meses. Um bebé com cólicas chora habitualmente durante várias horas por dia (geralmente no final da tarde ou no início da noite), ao mesmo tempo estica as pernas, agita os punhos e/ou faz caretas. A criança engole frequentemente ar ao chorar, o que conduz à produção de mais gases e desconforto.

Quando um bebé não apresenta outros problemas e se mostra feliz durante o resto do dia, não existe geralmente motivo para preocupação. No entanto, deve contactar o médico do seu bebé se não se sentir segura ou se o seu bebé apresentar esses episódios de choro e tiver mais de 3 a 4 meses de idade. Se o médico sugerir que podem ser cólicas, experimente algumas técnicas para acalmar e distrair o bebé, recomendadas para este problema.

Com que frequência é que o meu bebé deve evacuar?

A maior parte dos recém-nascidos evacuam três a cinco vezes por dia. Os bebés alimentados com leite materno tendem a evacuar com maior frequência. Por volta do primeiro mês de idade, o bebé pode ainda evacuar três a cinco vezes por dia, de um modo geral imediatamente depois de ser alimentado. Por outro lado, alguns bebés podem estar três ou quatro dias sem evacuar. Este padrão é bastante comum e não é patológico. Se o tempo entre as dejecções for superior a três a quatro dias ou se o seu bebé parecer estar muito desconfortável, fale com o seu pediatra.

Quando é que devo mudar o meu bebé do seu berço?

Deve mudar o seu bebé do berço quando este já não for seguro ou confortável para ele. Alguns pais preferem usar um berço em vez de uma cama de grades para o seu bebé durante os primeiros meses de vida. Os berços têm a vantagem de manter o bebé num espaço seguro, mais aconchegado, o que pode parecer mais reconfortante para alguns bebés. Além disso, os berços são portáveis, pelo que podem ser colocados no quarto dos pais para facilitar as refeições “a meio da noite”.

No entanto, os berços são apropriados para os recém-nascidos, que são pequenos e que não se movimentam muito, tanto a dormir como quando estão acordados. Os bebés tendem a tornar-se rapidamente demasiado grandes para o berço à medida que crescem e começam a movimentar-se mais. Se o berço balançar ou tiver rodas, pode parecer pouco estável quando o bebé começar a voltar-se. Quando o bebé começa a sentar-se sem ajuda, é altura de o mudar para uma cama de grades normal. Pode igualmente existir um limite de peso específico para o bebé, acima do qual o berço não é considerado seguro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: