Experiência de um Editor Médico no Programa HMS-PT (Edição da Manhã, SIC N)

Diogo Medina

Diogo Medina, editor médico do Programa Harvard Medical School Portugal esteve hoje na Edição da Manhã, da SIC Notícias para explicar o que é o Programa e o que tem para oferecer a jovens profissionais do sector da saúde.

Veja aqui o vídeo: 

Leia aqui o artigo:
Conscientes que últimos anos, têm aumentado muito a procura e o valor da informação de saúde para o público em geral, estudantes de medicina e jovens médicos procuram o Programa Harvard Medical School-Portugal (HMS-PT), com o objectivo de melhoraram a sua experiência e competências de comunicação com os doentes e com o público.
Hoje, por varias razões, é desafiante comunicar saúde de forma eficiente para o público. Existem múltiplas fontes de informação. Uma busca esta semana no motor de pesquisa google pela palavra “saúde” revela 35,900,000 resultados. Por onde começar? Onde posso encontrar uma fonte de informação credível, com base científica sólida que eu possa compreender? Estas questões são colocadas ao médico de forma cada vez mais frequente por parte das pessoas.
Acresce que as pessoas estão cada vez mais envolvidas na tomada de decisões sobre sua saúde. Muitos doentes já não aceitam passivamente as recomendações feitas pelos seus médicos. Os doentes pedem ao médico que explique as diferentes opções, e as razões para suas recomendações. As pessoas querem mais informação sobre a sua doença ou de uma forma mais proactiva de como racionalmente o que fazer para terem um estilo de vida mais saúdavel.
A maioria das pessoas sabe que uma alimentação saudável e exercícios regulares trazem múltiplos benefícios, mas desconhecem o quão poderoso um estilo de vida saúdavel é na protecção da sua saúde. Por exemplo, estudos científicos têm mostrado que pessoas que adoptam um estilo de vida saudável podem reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2 em 60%, Knowler WC, Barrett-Connor E, Fowler SE, Hamman RF, Lachin JM, Walker EA, Nathan DM; Diabetes Prevention Program Research Group.  Reduction in the incidence of type 2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med. 2002 Feb 7;346(6):393-403.
Uma parte importante do Programa HMS-PT dedica-se à produção de informação em saúde, abrangendo desde a informação médica às áreas da medicina preventiva; novidades na investigação, em múltiplos formatos e para vários canais, com o objectivo de comunicar de forma lúdica e pedagógica para o cidadão.
Os editores médicos do Programa HMS-PT são jovens médicos e estudantes de medicina que neste contexto inovador e singular de produção de informação e comunicação para o público, estão a adquirir competências inovadoras e fundamentais para a sua interacção com o publico.
Acresce que a produção de contéudos em múltiplas áreas de especialidade médica, por parte destes editores médicos, implica um contacto regular com a rede de mais de 100 especialistas de todas as faculdade de medicina, e vários hospitais de norte a sul, que validam cientificamente o seu trabalho.
Esta possibilidade de integrar voluntariamente a equipa de editores médicos do Programa HMS-PT está aberta à participação e foi recentemente objecto de um roadshow no passado mês de Junho, que levou às Faculdades de Medicina de Norte a Sul do País, de forma mais próxima, exemplos da produção de conteudos do Programa HMS-PT, bem como os principais líderes científicos em Portugal e em Harvard.
26 de Agosto de 2011
Rita Morais Lírio
Managing Director do Programa Harvard Medical School-Portugal
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: