Vacinas para o tratamento da asma

Prof. Manuel Ferreira

O Prof. Manuel Branco Ferreira, Alergologista, esteve hoje na Edição da Manhã da SIC Notícias para falar de Asma, na perspectiva do tratamento para esta doença crónica inflamatória dos brônquios.

Veja o vídeo aqui:

Leia ainda o artigo:

A asma é uma doença crónica inflamatória dos brônquios que é causada na maioria dos casos por uma resposta errada (alérgica) a estímulos comuns do meio ambiente (ácaros do pó, fungos, pólenes, epitélios).

As vacinas são a única arma terapêutica que visa reeducar o organismo a responder de forma menos intensa a estes estímulos e são a única terapêutica com potencial curativo da asma.

O funcionamento das vacinas baseia-se na administração repetida ao longo de 3 a 5 anos de determinadas doses dos alergénios a que as pessoas são alérgicas, com o objectivo de induzir fenómenos de tolerância imune.

As vacinas podem inclusivamente ajudar a prevenir o aparecimento de asma em doentes com rinite alérgica, que têm um risco aumentado de vir a ter asma.

Existem duas vias principais de administração: sub-lingual (gotas ou comprimidos) e injectável sub-cutânea, ambas com vantagens e desvantagens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: