Qual a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado nas doenças reumáticas?

Dra.Ana Filipa Mourão

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Reumatologia pela Dra. Ana Mourão: Qual a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado nas doenças reumáticas?

Leia aqui o artigo:

As doenças reumáticas são o principal motivo de incapacidade laboral dos Portugueses. Como em todas as outras doenças, quanto mais cedo uma doença reumática for detectada, maior será a probabilidade de instituir o tratamento adequado. Nalguns casos, um diagnóstico tardio pode tornar completamente irreversível o curso da doença. O diagnóstico precoce pode ser o factor diferenciador entre um estilo de vida normal e produtivo, e uma vida com limitações e incapacidade funcional.

Vivemos um período revolucionário do ponto de vista terapêutico, com novos tratamentos para as doenças reumáticas. Estes avanços da ciência podem ter um grande impacto na vida dos doentes, quando são utilizados no momento adequado, o que requer um diagnóstico precoce.

Para os doentes, é vital procurarem um reumatologista quando apresentam os primeiros sintomas, nomeadamente, a dor e o inchaço nas articulações. O médico reumatologista é o profissional melhor preparado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças reumáticas.

09 de Setembro de 2011

Conteúdo produzido no âmbito do Senior Research and Career Development Awards – “Artrite reumatóide” do Programa Harvard Medical School – Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: