As batatas são boas para a saúde?

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 



Um pequeno estudo verificou que as pessoas que comiam batatas duas vezes por dia apresentavam uma pressão arterial mais baixa sem aumento de peso. As 18 pessoas incluídas no estudo tinham todas excesso de peso.

Elas comeram 6 a 8 batatas encarnadas duas vez por dia durante um mês. As batatas foram assadas num microondas sem molhos nem gorduras. A pressão arterial desceu cerca de 4%. As batatas proporcionam vitaminas, fibra e potássio. Mas a forma utilizada na sua preparação pode frequentemente contrariar quaisquer benefícios para a saúde. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Scranton. Estes apresentaram os resultados em 31 de Agosto na reunião anual da American Chemical Society. Diversas publicações de notícias na Internet, incluindo o MSNBC.com e o Irish Times, escreveram sobre este estudo em 1 de Setembro.

Qual é a reacção do médico?

Existe muito que se pode dizer sobre as batatas. Por exemplo, elas são:

  • Populares
  • Versáteis
  • Disponíveis durante todo o ano
  • Um alimento reconfortante
  • Um prazer que desencadeia sentimentos de culpa (pense nas batatas fritas às rodelas ou aos palitos).

Mas alguma vez consideraria as batatas um “alimento saudável”?

Talvez devêssemos fazê-lo. Uma única batata proporciona praticamente metade da dose diária recomendada de vitamina B6 e de vitamina C. As batatas constituem igualmente uma boa fonte de potássio e de fibra. As batatas apresentam um conteúdo naturalmente baixo de sódio e são isentas de gordura. E, de acordo com um estudo recente, as batatas podem reduzir igualmente a pressão arterial.

Investigadores da Universidade de Scranton avaliaram o efeito das batatas na dieta de 18 pessoas que tinham hipertensão arterial e que apresentavam excesso de peso ou obesidade. Durante um mês, elas comeram 6 a 8 batatas encarnadas duas a vezes por dia sem que fossem efectuadas quaisquer outras alterações na sua dieta normal. Durante um segundo mês, elas ingeriram a sua dieta normal sem batatas. Durante o mês de consumo regular de batatas, os indivíduos incluídos no estudo tiveram:

  • Uma pressão arterial mais baixa (em cerca de 4%, o que constituiu uma redução pequena mas potencialmente significativa)
  • Ausência de aumento de peso
  • Ausência de alterações nos níveis de açúcar no sangue.

A investigação prévia tinha demonstrado que as batatas contêm antioxidantes e outras substâncias “fitoquímicas” (nutrientes de origem vegetal) associados a potenciais benefícios para a saúde. Um destes benefícios pode ser uma redução na pressão arterial.

Embora estes resultados sejam encorajadores, é importante salientar que os investigadores não estudaram os efeitos das batatas fritas ou das batatas assadas com molho e com pedaços de toucinho fumado. Neste estudo, as batatas eram simples ─ elas eram assadas no microondas sem gordura.

Além disso, este estudo foi de pequenas dimensões ─ apenas com 18 participantes ─ e as alterações na pressão arterial foram bastante reduzidas.

Que alterações poderei efectuar agora?

Poderá ser prematuro concluir, com base nesta investigação recente, que o aumento do consumo de batatas irá melhorar a nossa saúde. Antes de se recomendar o consumo de mais batatas, seria desejável que fossem realizados estudos de maiores dimensões e durante períodos de tempo mais prolongados e que estes revelassem reduções sustidas na pressão arterial elevada suficientes para reduzir a incidência de complicações, especialmente da doença cardiovascular.

Desta forma, pode ser altura de melhorar a imagem das batatas. Elas podem ser injustamente consideradas como prejudiciais para a saúde devido à forma como são habitualmente preparadas. Isto é, podem não ser as batatas que são más, mas antes a forma como as comemos. Acontece o mesmo com as saladas, que constituem uma opção alimentar saudável até as cobrirmos com molhos de elevado conteúdo calórico e de gorduras.

Para obter os benefícios para a saúde das batatas sem as calorias e a gordura desnecessárias:

  • Comece a ingerir batatas frescas (não instantâneas ou pré-embaladas).
  • Não as descasque.
  • Coza-as no vapor, no microondas ou asse-as.
  • Coma-as sem molhos ou coberturas.
  • Se achar que as batatas simples são pouco atraentes:
    • Utilize uma pequena quantidade de azeite para preparar “batatas fritas”.
    • Utilize molhos magros ou queijos com baixo teor de gorduras em pequena quantidade.
    • Modifique as receitas que incluem manteiga ou natas.

Mesmo que sigam estes conselhos, as pessoas que apresentam excesso de peso e são hipertensas não devem manter uma “dieta com conteúdo elevado de batatas”. Existem forma mais adequadas de melhorar a sua saúde:

  • Pratique exercício físico regularmente.
  • Preste atenção ao tamanho das doses.
  • Peça ao seu médico para lhe indicar um programa para perder peso que inclua modificações nas opções dietéticas e reduções no tamanho das doses. Juntamente com o exercício físico, estes são os componentes essenciais da maior parte dos programas para perder peso bem sucedidos.
  • Restrinja a ingestão de sal.
  • Tome os medicamentos conforme tiverem sido prescritos ─ a maior parte das pessoas com hipertensão arterial necessita de um ou mais medicamentos para manter a pressão arterial dentro dos valores normais.
  • Modere a ingestão de álcool.
  • Não fume.
  • Consulte o médico regularmente de forma a poder ser monitorizado no que respeita as complicações, tais como a doença cardiovascular.
  • Monitorize os níveis de colesterol. Se o nível de colesterol total ou de LDL-colesterol (colesterol “mau”) estiver elevado, fale com o médico sobre as formas de o reduzir.

O que poderei esperar ao olhar para o futuro?

Pode esperar ouvir falar muito mais sobre o papel da dieta na prevenção e tratamento de um grande número de doenças médicas, incluindo a hipertensão arterial. Espera-se saber mais, dentro de pouco tempo, sobre os benefícios a longo prazo das batatas e se existe um tipo ideal de batata ou uma “dose” diária para prevenir a hipertensão arterial ou para reduzir a pressão arterial se esta já se encontrar elevada.

Finalmente, se for verdade que o consumo de batata pode reduzir a pressão arterial, a investigação futura pode identificar a forma como as batatas o fazem. Possivelmente são as substâncias fitoquímicas. Ou talvez seja apenas o facto das batatas assadas terem substituído outros alimentos ─ por exemplo, as batatas fritas com sal ─ que contribuem para a pressão arterial elevada.

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