A maior parte das crianças deve receber a vacina contra a gripe este ano

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 


A American Academy of Pediatrics afirma que todas as crianças com idade igual ou superior a 6 meses devem receber a vacina contra a gripe esta época ─ mesmo que a tenham recebido no ano passado.

A vacina de 2011-2012 irá proteger contra as mesmas três estirpes de gripe que a vacina do ano passado. A protecção que a vacina confere contra a gripe apenas dura 6 a 12 meses. A razão é que a imunidade da pessoa desce até 50% após a vacinação. Deste modo, é importante receber a vacina contra a gripe todos os anos para manter a sua protecção actualizada. A revista Pediatrics publicou esta nova orientação na Internet em 1 de Setembro e a HealthDay News escreveu sobre ela.

Qual é a reacção do médico?

Será que ainda parece que estamos mais na estação da praia do que na estação da gripe? Talvez assim seja, mas nunca é demasiado cedo para começar a pensar sobre a forma de proteger o seu filho contra a gripe este ano.

A American Academy of Pediatrics (AAP) acabou de publicar na Internet as suas recomendações sobre a vacina contra a gripe para a próxima estação de 2011-2012.

A AAP recomenda a vacina contra a gripe para TODAS as crianças com idade igual ou superior a 6 meses. Devem ser efectuados esforços adicionais para vacinar:

  • As crianças com doenças que podem aumentar o risco de complicações da gripe
  • Os adultos que proporcionam cuidados a:
    • Crianças com menos de 5 anos de idade
    • Crianças com doenças de alto risco
  • Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde
  • Mulheres grávidas, a pensar engravidar ou a amamentar durante a estação da gripe.

Este ano a vacina contra a gripe apresenta as mesmas três estirpes do vírus da gripe que a vacina do ano passado. Mesmo que tenha sido vacinado no ano passado, ainda continua a necessitar receber novamente a vacina este ano.

A protecção (imunidade) que a vacina proporciona pode diminuir ao longo do tempo. De facto, todas as pessoas devem receber a vacina contra a gripe todos os anos para actualizar a sua protecção. Isto é devido aos seguintes motivos:

  • A protecção da vacina dura cerca de 6 a 12 meses.
  • As estirpes do vírus da vacina podem mudar. Deste modo, a sua protecção geralmente necessita de ser actualizada.

O número de doses de vacina de que o seu filho necessita este ano depende da sua idade na altura em que é administrada a primeira dose e da sua história anterior de vacinação contra a gripe.

  • As crianças com idade compreendida entre os 6 meses e os 8 anos devem receber duas doses se não tiverem recebido qualquer vacina contra a gripe no ano anterior e devem receber uma dose se tiverem sido vacinadas no ano anterior.
  • As crianças com idade igual ou superior a 9 anos necessitam apenas de uma dose.
  • As crianças com idade inferior a 6 meses não podem ser vacinadas contra a gripe.

Além disso, a AAP actualizou as suas recomendações sobre a vacinação das crianças com uma possível alergia aos ovos. Anteriormente, as crianças com alergia aos ovos não eram vacinadas contra a gripe devido ao facto da vacina ser produzida em ovos. Já não é este o caso.

  • A vacina contra a gripe administrada numa única dose apropriada para a idade é bem tolerada por praticamente todas as crianças (e adultos) que têm alergia aos ovos.
  • Qualquer criança que tenha tido uma reacção ligeira aos ovos (urticária) pode receber a vacina contra a gripe.
  • Se o seu filho tiver tido uma reacção grave aos ovos (edema da face, pieira, dificuldade em respirar, vómitos), o pediatra deve consultar um alergologista antes de administrar a vacina contra a gripe.

Que alterações poderei efectuar agora?

Vacine-se! A melhor forma de toda a sua família se preparar para a época da gripe que se avizinha consiste em vacinar contra a gripe todas as pessoas ― as crianças, os irmãos e as irmãs, os pais e os prestadores de cuidados.

A melhor altura para receber a vacina contra a gripe é no início do Outono ou logo que a vacina se encontre disponível na sua comunidade. Existem dois tipos de vacina contra a gripe que podem ser administrados:

  • A vacina contra a gripe trivalente inactivada é injectada directamente no músculo. Esta vacina encontra-se aprovada para todas as crianças com idade igual ou superior a 6 meses. Estão incluídas as crianças com doenças médicas crónicas, tais como a asma.
  • A vacina contra a gripe viva atenuada é pulverizada no nariz. Esta vacina encontra-se aprovada para os doentes saudáveis com idade compreendida entre os 2 e os 49 anos, não devendo ser administrada a crianças com história de asma ou com qualquer doença crónica.

Além de receber a vacina contra a gripe, algumas outras sugestões da AAP que ajudam a manter o seu filho saudável durante esta época da gripe incluem:

  • Encorajar toda a família a lavar as mãos com frequência com sabão e água morna ou com um desinfectante das mãos de base alcoólica.
  • Ensinar o seu filho a cobrir a boca e o nariz quando tosse ou espirra.
  • Deitar fora de imediato todos os lenços de papel utilizados para assoar o nariz e para conter os espirros.
  • Lavar os pratos e outros utensílios com água quente e detergente ou na máquina de lavar loiça.
  • Ensinar o seu filho a evitar tocar nos olhos no nariz ou na boca.
  • Lavar os brinquedos, os puxadores das portas, as bancadas e as maçanetas da casa de banho (tudo o que é frequentemente tocado pelo seu filho) com água quente e detergente ou com um produto de limpeza que mate os microrganismos.
  • Não deixe as crianças partilhar as chupetas, os copos, as colheres, os garfos e as toalhas sem que sejam previamente lavados. Nunca partilhe as escovas de dentes!

O que poderei esperar ao olhar para o futuro?

Os fabricantes estimam que sejam distribuídas aproximadamente 165 milhões de doses de vacina contra a gripe nos Estados Unidos da América nesta época. Pode esperar que estejam disponíveis grandes quantidades de vacinas suficientes para todas as pessoas.

É de esperar que, com um maior número de pessoas vacinadas, este ano venham a ocorrer menos consultas médicas, internamentos hospitalares e mortes devido à gripe.

Podem ser obtidas mais informações e materiais educativos sobre a gripe em:

  • American Academy of Pediatrics
  • Childhood Influenza Immunization Coalition

23 de Setembro de 2011

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: