Holter: O que é?

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Drª.Carolina Vaz Macedo

Validação Científica:

Dr. Rui Cruz Ferreira

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Testes de Diagnóstico pelo Dr. João Sousa: Holter

Leia aqui o artigo:

O que é?

Um monitor de Holter é um aparelho de ECG portátil que regista o ritmo cardíaco ao longo do tempo, fora do hospital ou do consultório do médico. Enquanto um ECG convencional examina a actividade eléctrica do coração durante alguns segundos, o monitor de Holter examina as alterações ao longo de um período de tempo sustido geralmente durante um período de 24 a 48 horas, enquanto a pessoa continua a realizar as suas actividades diárias e mesmo enquanto dorme.

Um tipo de monitor de Holter, denominado “monitor de eventos”, pode ser utilizado para registar os ritmos cardíacos ao longo de um período mais prolongado, por exemplo 30 dias. Os médicos usam este monitor para avaliar os sintomas que surgem de forma esporádica e que podem estar relacionados com alterações do ritmo cardíaco ou com doença coronária.

Como é efectuada a preparação para o exame?

Os homens com muitos pêlos no peito irão provavelmente ter de rapá-los mas, além disso, não é necessária qualquer preparação especial.

O que acontece durante o exame?

Um técnico no consultório médico ou num laboratório de diagnóstico coloca ao doente um monitor de Holter e explica-lhe como deve ser usado. São colocados cinco adesivos no peito aos quais são ligados eléctrodos que os ligam ao monitor.

Os eléctrodos detectam o padrão eléctrico do coração ao longo do dia, enquanto o monitor regista e armazena os dados para os médicos interpretarem mais tarde. O doente pode colocar o monitor numa bolsa ou no bolso de um casaco, ou ainda usá-lo ao ombro preso à sua alça.

O doente pode realizar as suas actividades normais, com excepção de não poder tomar duche nem banho de imersão durante o período em que está a usar o monitor. Todos os sintomas que sinta deverão ser anotados num diário, com registo da hora a que ocorreram, para que o médico possa mais tarde rever tanto o diário como os dados sobre a actividade do coração registados pelo monitor para verificar se os sintomas que o doente sentiu foram causados por qualquer problema cardíaco subjacente. Não existem quaisquer efeitos secundários associados a este exame.

No que diz especificamente respeito ao monitor de eventos, o doente usa o aparelho de registo durante um período muito mais prolongado (que pode ir de várias semanas a um mês). O aparelho apenas utiliza dois eléctrodos, em vez de cinco, e pode ser removido para o doente tomar banho. O aparelho regista o ritmo cardíaco durante o exame, mas apenas grava os registos nas alturas em que o doente activa o aparelho para o efeito, o que permite capture selectivamente um registo dos padrões do ritmo cardíaco nas alturas em que há sintomas. Quando o doente activa o aparelho, este irá gravar os dados que foram registados temporariamente durante os 30 segundos que antecederam o momento em que premiu o botão, bem como os 30 segundos subsequentes.

Se o doente tiver activado o aparelho monitor de eventos uma ou mais vezes, os dados podem ser registados no próprio aparelho ou transmitidos para um laboratório de cardiologia através do telefone. O doente irá receber instruções claras sobre qual o número para onde deve ligar para transmitir os seus registos e ainda indicações sobre como e quando accionar o aparelho para enviar os dados através do telefone, os quais são traduzidos por um computador no laboratório num traçado legível de ECG. A transmissão de cada registo permite que este seja revisto enquanto o exame continua a ser realizado, no caso de o problema cardíaco do doente necessitar de atenção imediata do médico.

Quais os riscos do exame?

Não existem riscos.

É necessário fazer alguma coisa de especial quando o exame terminar?

O doente apenas terá de entregar o monitor após o período estabelecido para o exame.

Quanto tempo é que demora a saber-se o resultado do exame?

Geralmente são necessários alguns dias para que o registo seja impresso e examinado.

 Informação adicional

Fundação Portuguesa de Cardiologia

http://www.fpcardiologia.pt/

Sociedade Portuguesa de Cardiologia

http://www.spc.pt/

Alto Comissariado da Saúde

http://www.acs.min-saude.pt/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: