Como é transmitida e como nos podemos proteger da malária

Prof. Miguel Prudêncio

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Malária pelo Prof. Miguel Prudêncio: Como é transmitida a malária e como nos podemos proteger.

Leia aqui o texto do áudio:

A malária, é provocada por parasitas do género Plasmodium, e transmitida ao Homem por mosquitos Anopheles. Por essa razão, não há malária em zonas desfavoráveis ao desenvolvimento destes mosquitos, como p. ex. a grande altitude, baixo grau de humidade ou temperaturas inferiores a 20ºC. E, já agora uma curiosidade, apenas os mosquitos fêmea transmitem a doença pois apenas elas se alimentam de sangue pois necessitam dele para produzir ovos e se reproduzirem.

As formas de protecção mecânica, ou seja evitar que o mosquito nos pique e transmita o parasita, ainda são o meio mais eficaz de prevenir a propagação da malária, uma doença que ainda causa mais de 300 milhões de infecções todos os anos. Existem medicamentos profiláticos que previnem o aparecimento da doença em viajantes que se deslocam zonas onde a doença é endémica. Contudo, estes medicamentos são caros e não podem ser tomados durante períodos prolongados. Por isso, para as populações que vivem em zonas endémicas, a única forma de protecção eficaz é evitar as picadas de mosquitos, por exemplo através do uso de redes mosquiteiras impregnadas de insecticida.

01 de Junho de 2011

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: