Vacine-se contra a gripe.

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 


Este ano existe uma grande quantidade de vacinas contra a gripe e as autoridades de saúde estão a incentivar as pessoas a tirar partido desse facto. Todas as pessoas com idade superior a seis meses devem ser vacinadas, afirmaram as autoridades numa conferência de imprensa em 21 de Setembro. Este ano, agulhas mais finas irão tornar a injecção menos desconfortável. Existe também uma grande quantidade de vacinas sob a forma de pulverização nasal, que é apropriada para todas as pessoas com idade igual ou superior a dois anos. As autoridades salientaram que as pessoas necessitam de uma nova vacina contra a gripe todos os anos. Receber a vacina agora irá proporcionar ao organismo tempo para o sistema imunitário adquirir a capacidade para combater o vírus durante o pico da época da gripe.

Qual é a reacção do médico?

Vacine toda a sua família para a proteger contra a gripe! Numa conferência de imprensa nacional recente, os dirigentes de importantes grupos de saúde dos Estados Unidos da América recordaram que todos os adultos e crianças com idade igual ou superior a seis meses devem receber a vacina contra a gripe todos os anos.

É realmente importante que todas as pessoas disponham de tempo para se vacinarem contra a gripe. Não só se protege a si próprio, como também às pessoas que o rodeiam e que não podem ser vacinados, tais como os bebés com idade inferior a seis meses.

Esta é a mensagem fulcral dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC), da American Academy of Pediatrics (AAP) e da American Academy of Family Practice (AAFP). Eles encorajam-no a acrescentar a vacina contra a gripe ao topo da lista de “afazeres”.

Muitos de nós pensamos na gripe apenas nos meses frios de Inverno. Mas a melhor altura para se vacinar é agora. É preferível receber a vacina da gripe logo que ela é disponibilizada na sua comunidade pelos seguintes motivos:

  • A época da gripe pode começar na sua área logo no início do Outono.
  • Você apenas se encontra bem protegido da gripe depois de decorridas cerca de duas semanas após a administração da vacina.

Necessita de receber a vacina da gripe todos os anos para actualizar a sua protecção.

  • Os adultos necessitam apenas de uma dose da vacina.
  • As crianças com idade igual ou superior a 9 anos necessitam apenas de uma dose.
  • As crianças com idade compreendida entre os seis meses e os 8 anos de idade devem receber:
    • Uma dose, se tiverem sido vacinadas contra a gripe no ano anterior
    • Duas doses, se não tiverem recebido a vacina contra a gripe no ano anterior.

 A vacina deste ano é composta pelas mesmas três estirpes do vírus da gripe que a vacina do ano passado. Mas, mesmo que tenha sido vacinado no ano passado, ainda continua a necessitar de ser vacinado novamente este ano. A quantidade de protecção (imunidade) de que dispõe enfraquece de um ano para o seguinte. A protecção conferida pela vacina da gripe dura cerca de seis a 12 meses.

Uma vez que a vacina contra a gripe é produzida em ovos, costumávamos pensar que as pessoas com uma possível alergia aos ovos não podiam ser vacinadas sem serem submetidas previamente a um teste especial para as alergias. Este já não é o caso. A vacina contra a gripe pode ser administrada a pessoas alérgicas aos ovos num consultório médico. Qualquer pessoa que tenha tido uma reacção ligeira (urticária) aos ovos pode (e deve) receber a vacina contra a gripe. Tenha em mente que deve tomar algumas medidas adicionais de segurança:

  • Faça a vacina injectável, em vez do pulverizador nasal.
  • A injecção da vacina contra a gripe deve ser administrada por um profissional de saúde familiarizado com as reacções alérgicas aos ovos.
  • A pessoa deve ser observada no consultório para identificar quaisquer sinais de reacção pelo menos 30 minutos após a administração da vacina contra a gripe.

Qualquer pessoa que tenha apresentado uma reacção grave (edema facial, pieira, dificuldade em respirar, vómitos) aos ovos deve falar com um alergologista antes de receber a vacina contra a gripe.

Que alterações poderei efectuar agora?

Certifique-se de que está pronto para a gripe ― vacine-se. Fazer a vacina contra a gripe é mais fácil (e mais rápido) do que nunca. Além do consultório médico, pode fazer a vacina no local de trabalho, nos hospitais, nas farmácias, nos centros comerciais e mesmo em alguns aeroportos.

Existem dois tipos de vacina contra a gripe:

  • A vacina contra a gripe injectável é administrada directamente no músculo. Esta formulação encontra-se aprovada para indivíduos com idade igual ou superior a seis meses. Estão incluídos os adultos e as crianças com doenças crónicas, tais como a asma.
    • Este ano encontra-se disponível uma nova forma injectável de vacina contra a gripe para os adultos com idade compreendida entre os 18 e os 64 anos. Esta vacina é injectada na pele e não no músculo.
    • Encontra-se disponível uma formulação de vacina injectável com uma dose elevada para os adultos com idade igual ou superior a 65 anos.
  • A vacina sob a forma de pulverização nasal encontra-se aprovada para as pessoas saudáveis com idade compreendida entre os 2 e os 49 anos, com excepção das grávidas. Esta vacina não é recomendada para os adultos ou para as crianças com uma história de asma ou de qualquer outra doença crónica.

A vacina contra a gripe é especialmente importante para:

  • A terceira idade. A maior parte das complicações graves e das mortes devido à gripe ocorrem em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
  • Os profissionais de saúde. Os médicos, os enfermeiros e todos os profissionais de saúde podem disseminar a gripe aos doentes. Além disso, podem surgir problemas ao nível do pessoal quando os profissionais de saúde ficam em casa com gripe.
  •  As grávidas e todas as mulheres que deram à luz recentemente. Se estas mulheres ficarem doentes com gripe, apresentam um risco acrescido de internamento hospitalar e de morte. Além disso, elas podem transmitir a gripe aos seus filhos. Foi demonstrado que a vacinação das mulheres durante a gravidez ajuda a proteger os bebés durante os primeiros meses de vida. Durante este tempo, os bebés são demasiado jovens para serem, eles próprios, vacinados contra a gripe.
  • As crianças. Todas as crianças com menos de cinco anos de idade e as crianças de qualquer idade com doenças crónicas apresentam um risco acrescido de complicações devido à gripe.

O que poderei esperar ao olhar para o futuro?

É de esperar que oiça falar muito mais sobre a prevenção da gripe nos próximos meses. Várias organizações estão a trabalhar afincadamente para se certificarem de que todas as pessoas compreendem como é importante que sejam vacinadas.

Encoraje a sua família, amigos e colegas de trabalho a serem vacinados. As clínicas de gripe já começaram a surgir nas farmácias. A vacina irá continuar a ser disponibilizada durante a época da gripe.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: