Vacinação nas crianças

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

 

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Prof. António Vaz Carneiro

Leia o artigo aqui:

Os bebés recém-nascidos têm um factor favorável na prevenção das infecções pois nascem com imunidade passiva que é transmitida pela mãe enquanto se encontram dentro do útero. Os anticorpos maternos passam através da placenta para o feto, tornando-o receptor passivo da imunidade da mãe. Uma vez que os bebés nascem sem um sistema imunitário próprio adequado e activo, necessitam desta protecção. Em seguida, durante o primeiro dia de vida, os bebés alimentados ao peito ingerem mais anticorpos maternos através do colostro, uma secreção rica em anticorpos que precede o fluxo de leite materno. No entanto, a eficácia dos anticorpos maternos recebidos diminui progressivamente ao longo dos primeiros meses de vida antes do sistema imunitário do próprio bebé estar suficientemente desenvolvido para combater as doenças infecciosas por si próprio. Deste modo, as crianças mais jovens estão especialmente susceptíveis às doenças infecciosas. Pergunte a qualquer pai ou mãe de um bebé o número de constipações, de doenças febris e de infecções dos ouvidos que a criança já teve e perceberá que tal é verdadeiro.

A vacinação precoce protege as crianças quando estão especialmente vulneráveis a doenças potencialmente fatais. E a vacinação precoce é a forma mais eficaz de diminuir a taxa de mortalidade infantil a nível mundial. Os pais que recusam vacinar os seus filhos estão a negar-lhes uma protecção valiosa. Para aceder ao esquema de vacinação recomendado para as crianças e para os adolescentes, vá a http://www.dgs.pt. (Reproduz-se, em baixo, o esquema recomendado de vacinação universal; fonte DGS).

Mais Ciência, Melhor Saúde: o Programa HMS-PT todos os dias na TSF, um pouco antes das 08h00 e das 18h00. Não perca hoje «Vacinação nas crianças», pela Dr.ª Raquel Braga, Médica de Família.

Vacinação nas crianças

Anúncios

Uma resposta to “Vacinação nas crianças”

  1. jorge manuel bastos das neves Says:

    Importante informação.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: