Uma abordagem multidisciplinar no estudo do cancro

Autor: Prof. Mónica Dias

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre o Estudo do Cancro, pela Prof. Mónica Dias: “O Estudo do Cancro”

Leia aqui o artigo:

O cancro é uma doença muito importante. Alterações nas células levam a que estas se multipliquem de forma descontrolada e colonizem tecidos do nosso corpo no cancro. O nosso objectivo é perceber quais são essas alterações para poder eventualmente diagnosticá-las e até utiliza-las para tratar o cancro.

Para tal temos um projecto multidisciplinar*, envolvendo médicos patologistas e oncologistas que percebem das alterações do cancro, biólogos que percebem das alterações celulares e bioinformáticos que sabem ler as alterações do código genético que estão associadas ao cancro.

Alguns destes cientistas estão em Portugal, no Instituto Português de Oncologia e no Instituto Gulbenkian de Ciência e outros estão nos Estados Unidos, na Harvard Medical School.

Hoje em dia parte da ciência só pode ser feita assim, em consórcio, juntando a experiência acumulada de pessoas de áreas muito diferentes, desde aqueles que vêem e tratam os pacientes, àqueles no laboratório e em frente ao computador.

No caso do nosso projecto* estamos a trabalhar em dois tipos de tumores, o adenocarcinoma do esófago e o cancro da mama. Estamos focados nas alterações do esqueleto das células e como é que elas podem leva-las a multiplicar de uma forma descontrolada e a colonizar tecidos diferentes daqueles de onde são.

20 Setembro de 2011

*Projecto financiado pela Fundação para a Tecnologia, no âmbito do Programa Harvard Medical School-Portugal, para investigação impacto de alterações das componentes celulares na progressão de dois tipos de tumores, o adenocarcinoma do esófago e o cancro da mama, nomeadamente na transformação inicial e na formação de metásteses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: