Mitos e Crenças na Saúde: É necessário tomar vitaminas e outros suplementos durante a gravidez

Autor: Prof. Luis Graça

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Mitos e Crenças na saúde, pelo Prof. Luis Graça: “É necessário tomar vitaminas e outros suplementos durante a gravidez”

Leia o artigo aqui:

Em programa anterior falámos dos ligeiros ajustamentos da dieta que devem ser observados durante a gravidez, os quais fornecem os minerais e vitaminas necessários à gestação. Por este motivo, não devem ser prescritos à grávida complexos vitamínicos e/ou minerais, nomeadamente o magnésio e o flúor, dos quais nenhuma grávida normal é carente. A esta regra exceptua-se o ferro e o ácido fólico e, exclusivamente nas grávidas que não ingerem lacticínios (leite, iogurtes, etc.), o cálcio.

O total das necessidades aumentadas de ferro durante a gestação é de cerca de 800mg, divididos entre a mãe e o feto. Estas necessidades centram-se particularmente na segunda metade da gravidez, pelo que o ferro só deve ser prescrito a partir das 18-20 semanas, devendo notar-se que menos de 10% do ferro ingerido é, efectivamente, utilizado.

No que respeita ao ácido fólico, está bem evidenciado que a sua prescrição desde o período que antecede o início da gravidez diminui significativamente o aparecimento de defeitos do tubo neural no feto (espinha bífida, por exemplo). Uma vez que mesmo as dietas bem equilibradas são deficientes em ácido fólico, a sua administração deve prolongar-se durante toda a gestação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: