Mitos e Crenças na Saúde: É seguro fazer nascer o bebé logo que a gravidez chega ao termo

Autor: Prof. Luis Graça

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Mitos e Crenças na saúde, pelo Prof. Luis Graça: “É seguro fazer nascer o bebé logo que a gravidez chega ao termo”

Leia o artigo aqui:

A gravidez normal dura, em média, 40 semanas contadas a partir do 1º dia da última menstruação, mas considera-se que o termo se atinge depois de completadas as 37 semanas. Isto não significa que todos os bebés tenham atingido, neste momento, a maturidade completa. Por estes motivos, a gravidez normal, desde que correctamente vigiada, pode prosseguir em segurança até se ultrapassarem as 41 semanas, altura em que deve ponderar-se a indução do parto.

Induzir o parto numa gravidez normal antes das 41 semanas, isto é, antes de se dar a oportunidade do desencadeamento espontâneo do trabalho de parto, é uma insensatez responsável por um grande número de cesarianas que podiam ser evitadas e pelo aumento da taxa de bebés que, apesar de terem atingido o termo, virão a necessitar de cuidados especiais.

Mesmo no caso da cesariana electiva, isto é, aquela que, por diversas razões maternas ou fetais, se decide efectuar antes do desencadeamento do trabalho de parto, dever-se-á sempre aguardar que se atinjam, pelo menos, as 39 semanas completas. Esta recomendação do Colégio Americano e da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia assenta no facto de serem frequentes as situações de dificuldade respiratória nos bebés de termo nascidos por cesariana electiva antes das 39 semanas de gestação.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: