O que significa a pontuação do índice de Apgar?

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Dr. Nuno Ferreira

Validação Científica:

Prof. João Bernardes

O índice de Apgar é utilizado para estimar a saúde global de um recém-nascido nos primeiros minutos de vida. Contudo, a mãe deve ter em atenção que este índice não prediz a potencial saúde futura da criança ou o seu desenvolvimento físico ou mental. Esta é mais uma forma de os médicos utilizarem uma linguagem padronizada para comunicarem o estado do bebé imediatamente após o seu nascimento.

O índice de Apgar é atribuído por duas ou três vezes ― ao fim de um minuto, cinco e dez minutos após o parto. Para efectuar este teste, o médico ou o enfermeiro da sala de partos atribui ao bebé 0, 1 ou 2 pontos por cada uma de cinco áreas: frequência cardíaca, respiração, resposta ao toque, tónus muscular e coloração da pele.

Uma pontuação entre 7 e 10 é considerada normal e indica que o bebé apresenta boas condições físicas. Estes recém-nascidos apresentam uma frequência cardíaca de, pelo menos, 100 batimentos por minuto e estão a respirar bem, com choro audível. Uma pontuação normal significa igualmente que o bebé reagiu com tosse, espirro ou com um desagrado generalizado a uma manobra irritante, tal como acontece quando é introduzido um cateter no nariz para aspiração do muco. É frequentemente retirado um ponto para a coloração da pele, uma vez que a maior parte dos bebés apresentam as mãos e os pés azulados (acrocianose) quando nascem.

Os bebés com uma pontuação no índice de Apgar baixa (igual ou inferior a 6 no primeiro minuto) necessitam de assistência imediata no que respeita à respiração e à frequência cardíaca, uma vez que o bebé se está a ajustar mais lentamente às novas condições extra-uterinas. Estes problemas tendem a resolver-se com uma pequena ajuda dos médicos; o índice de Apgar encontra-se frequentemente dentro dos valores normais aos cinco minutos após o parto. Se a pontuação continuar baixa ao fim de cinco minutos, o bebé irá necessitar de assistência médica adicional.

Um índice de Apgar baixo não significa que o bebé irá ficar doente ou que irá apresentar problemas de saúde a longo prazo.

Informação adicional
Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetricia
http://www.spginecologia.pt/Direcção Geral de Saúde
http://www.dgs.pt/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: