Mitos e Crenças na Saúde: A cesariana é o tipo de parto mais vantajoso para o seu bebé

Prof. Luís Graça

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Mitos e Crenças na saúde, pelo Prof. Luis Graça: “A cesariana é o tipo de parto mais vantajoso para o seu bebé”

Leia o artigo aqui:

A resposta a esta pergunta é NÃO. De facto, numa mulher saudável com uma gravidez normal de um só feto, de termo ou próximo do termo, e que entre espontaneamente em trabalho de parto, a cesariana só terá indicação se o feto mostrar sinais de “sofrimento” no decurso do parto (o que é raro) ou se ocorrer uma paragem secundária da dilatação e/ou da progressão do móvel fetal.

O feto está fisiologicamente preparado para ser submetido às contracções do trabalho de parto. O nascimento por via vaginal acelera significativamente as capacidades do recém-nascido se adaptar ao meio exterior, nomeadamente a adaptação respiratória, e proporciona melhor e mais precoce ligação mãe-filho.

A cesariana, por si só, não significa poupar o feto a eventuais traumatismos do parto. Não raramente a extracção do feto na cesariana é complicada, podendo causar traumatismos à mãe e ao feto maiores do que os do parto vaginal.

Assim, a cesariana deve ser reservada para as situações em que haja indicações claras. Quando tal não se observar, o seu filho agradecerá ser sujeito a uma prova de trabalho de parto que, na maioria dos casos, virá a terminar num parto vaginal com o nascimento de um bebé vigoroso.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: