Como é que eu ajudo o meu filho a vencer o medo do escuro?

Drª. Ana Ferrão

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Pais e Filhos, pela Drª. Ana Ferrão: “Como é que eu ajudo o meu filho a vencer o medo do escuro?”

Leia o texto do áudio aqui:

Os medos são sentimentos sobre um perigo que pode ser real ou imaginário (embora a criança sinta que todos os perigos são reais). Virtualmente todas as crianças (mais frequentemente as raparigas do que os rapazes) têm medo de alguma coisa em determinada altura da infância. É importante compreender que os medos são comuns e fazem parte do desenvolvimento normal da criança. Deste modo, devem ser abordados de forma compreensiva e com sensibilidade.

Por exemplo, para ajudar o seu filho a lidar com o medo do escuro, pode perguntar-lhe se é útil deixar a porta do seu quarto aberta durante a noite ou colocar uma luz de presença no quarto.

Respeite sempre o medo do seu filho. Não utilize o medo como uma ameaça (por exemplo, “o médico vai dar-te mais uma injecção se não te portares bem”) e não envergonhe o seu filho devido ao seu medo nem o ignore. Felicite o seu filho se ele evidenciar sinais de estar a lidar adequadamente com o seu medo. Seja paciente e tenha em consideração que demora tempo a enfrentar um medo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: