A asma é uma doença inflamatória crónica.

Prof. André Moreira

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre Asma pelo Prof. André Moreira: A asma é uma doença inflamatória crónica.

Leia o texto do áudio:

Não existe uma definição, nem um marcador de asma. Habitualmente ultrapassamos esta dificuldade descrevendo a asma pelas suas características clínicas e patológicas.

Assim, a asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que cursa com episódios paroxisticos de falta de ar tipicamente reversíveis espontaneamente ou com o uso de medicação.  Apesar de podermos dizer que cada doente tem “a sua asma”, quer a inflamação quer a reactividade aumentada das vias aéreas são características comuns a todas.

Esta inflamação das vias aéreas na asma, a maioria das vezes de causa alérgica, está presente mesmo nos períodos assintomáticos. E pode ser medida, de forma simples, rápida e não invasiva a partir dos 3 anos de idade.

A informação obtida pela medição da inflamação na asma permite melhorar o diagnóstico, ajustar o tratamento, e disso resultar um melhor controlo da doença e melhor prognóstico, particularmente em crianças.

Em suma, a asma é uma doença inflamatória crónica. A inflamação está presente mesmo nos períodos assintomáticos. Controle a inflamação, controle a sua asma!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: