Comer fora

Fonte: 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Dr. André Carvalho

Validação Científica:

Prof. António Vaz Carneiro

Leia aqui o artigo:

De um modo geral, os alimentos vendidos nos restaurantes não são tão saudáveis como os alimentos que prepara em casa. Por um motivo, os alimentos nos restaurantes têm uma maior probabilidade de apresentarem um teor elevado de gorduras más, uma carga glicémica elevada ou ambos. Não é óbvio, mas a manteiga é adicionada a todos os alimentos em muitos restaurantes – os cozinheiros gostam do seu sabor e são treinados para usar este produto liberalmente, mesmo nos vegetais frescos com aspecto saudável.

Outro aspecto negativo de comer num restaurante é o tamanho das doses. As doses nos restaurantes são frequentemente muito grandes, especialmente nos restaurantes de comida rápida. Mas, se tiver cuidado com o que pede, pode fazer uma refeição saudável – incluindo a sobremesa – quando come fora. Eis algumas orientações.

Evite os alimentos fritos. Fritar os alimentos geralmente adiciona mais gordura do que grelhar, assar ou saltear, pelo que a contagem de calorias será provavelmente elevada. Mas muitos restaurantes estão a modificar a forma como fritam os alimentos, deixando de usar gorduras trans e gorduras saturadas e utilizando gorduras mais saudáveis, tais como os óleos vegetais não hidrogenados. Pergunte ao empregado que tipo de óleo foi utilizado para fritar.

Evite os pratos preparados com caldos e molhos pesados. Uma vez que o caldo é frequentemente elaborado com a gordura da carne que se acumula no tacho, este apresenta um conteúdo relativamente elevado de gorduras saturadas. Muitos molhos são feitos com natas, que também apresentam um conteúdo elevado de gorduras saturadas.

Pergunte ao empregado qual o tamanho das entradas. Se forem maiores do que as refeições que geralmente come, pondere pedir um aperitivo ou partilhe uma entrada com outra pessoa. E não tem de comer tudo o que está no prato. Leve para casa os restos para o almoço do dia seguinte.

Faça uma refeição ligeira e saudável, tal como uma peça de fruta ou algumas cenouras, antes de ir comer fora. Desta forma não estará tão esfomeado quando chegar ao restaurante, o que não o levará a empanturrar-se no pão servido à mesa (que será provavelmente, pão branco e, deste modo, com uma carga glicémica elevada).

Partilhe as sobremesas. Se quiser uma sobremesa doce, pondere partilhá-la com as outras pessoas à sua mesa. Irá obter o sabor total, mas apenas uma fracção das calorias, do açúcar e das gorduras más.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: