Mitos e Crenças na Saúde: a grávida não deve beber café

Prof. Luis Graça

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobreMitos e Crenças na Saúde: a grávida não deve beber café” com Com o Professor Luís Graça: Mitos e Crenças na Saúde: a grávida não deve beber café

Não existe qualquer relação entre a cafeína e a ocorrência de malformações fetais. Porém, a ingestão de grandes quantidades de cafeína pode associar-se a situações de restrição do crescimento do bebé.
Assim, considera-se como limite de segurança a ingestão de menos de 300 mg por dia de cafeína. Saiba que um café expresso contém entre 75 e 100 mg de cafeína, pelo que se tomar 2 cafés por dia estará muito abaixo do limite indicado. Note que, ao contrário do que geralmente se pensa, o café expresso, apesar de ser mais espesso, contém menor teor de cafeína que o café de saco ou de balão.
Por outro lado, o café dito “descafeinado” contém sempre alguma cafeína (cerca de 20% da do café normal). Se for esta a sua opção, obviamente que, sem exageros, pode aumentar o número de chávenas que toma diariamente.
Saiba também que certos refrigerantes (colas, por exemplo), além de indesejáveis grandes quantidades de açúcar, têm na sua formulação cerca de 50 mg de cafeína por lata. Esteja atenta a este facto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: