Obstrução por cerúmen do canal auditivo externo

Fonte:

 

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Dr. Tiago Villanueva

Validação Científica:

Drª Luísa Monteiro

O que é?

No canal auditivo externo, as células produzem uma espécie de cera denominada cerúmen que fixa as partículas de poeira e de sujidade. O cerúmen também repele a água, protegendo a membrana delicada do tímpano de ser lesada. O cerúmen é gradualmente removido para o exterior pelo revestimento do canal auditivo externo, transportando os resíduos que fixou. Por fim, o cerúmen seca e cai do ouvido em pequenos flocos que passam despercebidos.

A produção normal de cerúmen é saudável e boa para os ouvidos. No caso de uma pessoa formar uma quantidade excessiva de cerúmen, este pode obstruir o ouvido mas, mais frequentemente, este problema deve-se a cuidados inadequados e à deficiente limpeza do ouvido. Se a pessoa empurrar cotonetes, lápis, o dedo ou outros objectos para dentro do canal auditivo externo para tentar remover o cerúmen, a força exercida pode empurrar o cerúmen mais para dentro e comprimi-lo de encontro ao tímpano. A obstrução do ouvido pelo cerúmen, também denominada impactação de cerúmen, constitui uma causa comum de diminuição temporária da acuidade auditiva.

Manifestação clínica

O ouvido pode parecer preenchido, produzindo uma sensação semelhante à que algumas pessoas notam quando viajam de avião. A pessoa pode referir uma diminuição da acuidade auditiva que se agrava progressivamente. Algumas pessoas também sentem dores de ouvidos ou zumbidos (acufenos).

Diagnóstico

Se os sintomas lhe forem familiares, a pessoa pode diagnosticar por si própria uma obstrução do canal auditivo externo por cerúmen. Se consultar um médico, este irá observar o ouvido utilizando um instrumento com luz para verificar se o problema é causado por uma acumulação de cerúmen.

Evolução clínica

Se a obstrução for removida, o problema desaparece.

Prevenção

Nunca coloque objectos no canal auditivo externo. Os cotonetes devem ser utilizados apenas para limpar a parte mais externa ouvido, não devendo ser introduzidos no canal auditivo externo.

Tratamento

Se uma pessoa já teve uma obstrução do canal auditivo externo por cerúmen anteriormente e reconhecer os sintomas, pode experimentar tratar a obstrução em casa antes de consultar o médico. Se pensar que pode ter um orifício ou perfuração no tímpano, ou se alguma vez tiver sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao ouvido, não procure remover a obstrução por si próprio, pois pode provocar uma infecção.

Para tratar uma obstrução do canal auditivo externo por cerúmen, pode usar um dos seguintes métodos:

  • um produto de venda livre para remoção do cerúmen, utilizando um jacto de água esterilizada
  • peróxido de hidrogénio (água oxigenada)
  • óleo para bebé ou óleo mineral morno (não quente)
  • produtos para amolecer o cerúmen com Clorobutanol, Para-diclorobenzeno e Benzocaína

Deite-se com a cabeça de lado de forma que o ouvido fique a apontar para o tecto. Utilizando um conta-gotas, encha o canal auditivo externo com o líquido. Mantenha a cabeça de lado pelo menos cinco minutos e, em seguida, coloque, a tapar o ouvido, uma toalha, um toalhete ou um algodão e endireite a cabeça de forma que o líquido escorra para fora. Repita este procedimento uma ou duas vezes por dia durante os dias seguintes. Se isto não remover o cerúmen, consulte o médico.

O peróxido de hidrogénio irá borbulhar no ouvido e deixa água para trás. A humidade pode aumentar o risco de infecção. Assim, se usar peróxido de hidrogénio, aplique, em seguida, álcool para secar a água. Se o álcool causar dor, pode ter uma perfuração do tímpano, pelo que deve consultar o médico.

Qualquer processo em que se utilize a aplicação de um líquido pode aumentar a sensação de ouvido tapado, até que o cerúmen seja removido, não devendo constituir motivo de alarme.

Se consultar o médico para remover o cerúmen, este pode lavar, aspirar o ouvido, extrair o cerúmen utilizando um gancho ou pode prescrever um produto para amolecer o cerúmen que pode ser aplicado no domicílio (Otoceril®). Quando estas manobras forem ineficazes, pode necessitar de consultar um especialista para remover o cerúmen.

Quando contactar um profissional

Se nunca tiver tido uma obstrução do canal auditivo externo por cerúmen e não tiver a certeza do que está a causar o problema, consulte o médico. Outras causas comuns de diminuição da acuidade auditiva incluem:

  • exposição repetitiva a ruídos intensos (traumatismo sonoro), tais como: exposição a ruído em algumas industrias, condução de camiões, prática de caça
  • envelhecimento
  • infecções crónicas do ouvido médio
  • mais raramente, um tumor benigno ao nível do nervo auditivo denominado neurinoma do acústico.

Um médico ou um enfermeiro podem ajudar quando os tratamentos no domicílio não conseguem proporcionar alívio da obstrução por cerúmen. Se tiver tido no passado uma perfuração do tímpano, infecções crónicas no ouvido ou doenças que provoquem diminuição da imunidade (por exemplo diabetes), a obstrução por cerúmen deve ser tratada por um médico.

Prognóstico

As obstruções do canal auditivo externo por cerúmen geralmente podem ser removidas e não causam problemas prolongados. Algumas pessoas podem ter tímpanos rasgados ou perfurados ou outras circunstâncias especiais que requerem um tratamento diferente.

Informação adicional

Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral

Av. da República, 97 – 1º

1050- 190 Lisboa

Tel: 217 615 250

Apmcg@apmcg.pt

Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Rua Augusto Macedo, 12-D Escritório 2

1600-503 Lisboa

Tel: 217 120 778/79

Advertisements

Uma resposta to “Obstrução por cerúmen do canal auditivo externo”

  1. Cerúmen « Programa Harvard Medical School – Portugal Says:

    […] o artigo aqui: Ouvido tapado por cerúmen Share this:TwitterFacebookGostar disto:GostoBe the first to like this . Na categoria Pais e […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: