Obstipação

Dr. Pedro Azevedo

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobreObstipação” com Dr. Pedro Azevedo: Obstipação

Leia o texto do áudio aqui:

Embora a frequência normal das dejecções varie consoante o indivíduo, cerca de 95% dos adultos saudáveis apresentam um padrão que pode variar de três vezes por dia até três vezes por semana.
A obstipação é mais frequente acima dos 65 anos e define-se como uma frequência de dejecções menor do que a esperada ou fezes duras, secas e difíceis de expelir. Este sintoma está, na maioria dos casos, associado a um estilo de vida sedentário e a medicação ou a outros factores que desidratam e aumentam a consistência das fezes, causando desconforto à sua passagem, como seja dieta pobre em fibras ou ingestão insuficiente de líquidos. Existem doenças que se podem associar a obstipação, como é o caso das hemorróidas, síndrome do cólon irritável, cancro do cólon ou hipotiroidismo.
A maioria das pessoas com obstipação simples pode fazer o diagnóstico e tratar-se a si própria alterando o estilo de vida, praticando exercício e ingerindo mais líquidos. Se estas medidas não forem eficazes, a pessoa deve consultar o seu médico, principalmente se se associar sangue nas fezes, dores ou distensão abdominal. Na abordagem ao doente será necessária a realização de um toque rectal e eventualmente uma colonoscopia.

Leia o artigo aqui:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: