Perguntas frequentes – 9 meses – Posso dar ao meu bebé leite de vaca, queijo ou iogurte?

Dr. Eduardo Mendes

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobrePosso dar ao meu bebé leite de vaca, queijo ou iogurte?” com o Dr. Eduardo Mendes: Posso dar ao meu bebé leite de vaca, queijo ou iogurte?

Leia o texto do áudio aqui:

O leite de vaca que é vendido normalmente em embalagens de vidro ou cartão não é recomendado antes do primeiro ano de vida da criança.

Antes dos 12 meses de idade, um bebé deve ingerir leite materno. No caso de ser necessário, deve ingerir leite artificial fortificado com ferro, uma vez que o leite de vaca não contém os nutrientes adequados.

A maior parte dos leites artificiais disponíveis são produzidos a partir de proteínas do leite de vaca que foram especialmente processadas de forma a facilitar a sua digestão pelos bebés.

Apesar de, para a maioria dos bebés, o iogurte e o requeijão poderem ser introduzidos após os seis meses de idade, alguns especialistas aconselham o adiamento da introdução de qualquer lacticínio até depois do primeiro ano de vida, principalmente se existir uma história familiar significativa de alergias.

Advertisements

Uma resposta to “Perguntas frequentes – 9 meses – Posso dar ao meu bebé leite de vaca, queijo ou iogurte?”

  1. António Horta-Marques (médico nº 27529) Says:

    Leite de vaca fresco ou de conserva, como se vende na Europa, nunca poderá ser útil ou necessário para um ser humano. É praticamente indigerível. Sobrecarrega o fígado e prejudica o ciclo entero-hepátco, com o evidente prejuízo no transporte de energia e oxigénio. Rico em gordura animal e pouco rico em cálcio e outros minerais. A sua catalogação como “alimento ou bem essencial” é um erro da sociedade, influenciada pelo agressivo e poderoso marketing da Indústria dos lacticínios.Se se pretende alimentara criança com leite e a mãe já não lho pode fornecer, deve optar-se pelo leite em pó adaptado que é concebido para se aproximar, tanto quanto possível, ao leite materno.
    Para terminar, não devemos esquecer que o estômago da criança só começa a funcionar como tal a partir do nascimento dos primeiros dentes. Até essa altura é apenas o prolongamento do esófago e não toma parte na digestão ativa. Aquando do início da produção dos ácidos gástricos o leite inicia a sua digestão no estômago e torna-o de difícil digestão e aproveitamento no intestino delgado.
    Pelo exposto, não reconheço ao leite de vaca fresco, ou de conserva, qualquer utilidade para o ser humano.
    No entanto, os lacticínios BEM CURADOS podem servir como reserva calórica, se necessário.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: