Gravidez ativa, gravidez saudável

Profª Isabel Loureiro

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobreGravidez ativa, gravidez saudável” com o Profª Isabel Loureiro: Gravidez ativa, gravidez saudável

Leia o texto do áudio aqui:

A atividade física regular, adequada ao período da gravidez, é benéfica para a saúde e o bem estar da mulher e do bebé. Entre outros benefícios, contribui para um ganho de peso saudável.

O primeiro passo para ter uma gravidez activa e saudável é solicitar os conselhos do seu médico. Somente em alguns casos a prática da atividade física durante a gravidez poderá ser desaconselhada.

Durante uma gravidez saudável, são recomendados, pelo menos, 30 minutos de actividade física moderada todos os dias ou na maioria dos dias da semana.

Caminhar, nadar, correr, dançar, fazer aulas de ginástica ou musculação, diversas atividades podem fazer parte das suas escolhas, desde que sejam feitas de forma adaptada ao período da gravidez.

Se não está habituada à atividade física, deve começar por pequenas sessões de cerca de 15 minutos e aumentar progressivamente.

Mesmo que estejam em grande forma, as mulheres grávidas não devem fazer exercícios até à exaustão e devem estar atentas a sinais de alerta. Não são recomendadas actividades com impacto ou atividades com risco de queda ou trauma na barriga.

Leia o artigo aqui: Atividade física: recomenda-se!

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