Projeto “Hospital dos Pequeninos”

Francisco Goiana da Silva

As diferentes Associações e Núcleos de Estudantes de Medicina de Portugal organizam anualmente várias edições locais do projeto “Hospital dos Pequeninos”. O Hospital dos Pequeninos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa é apenas um exemplo e decorre, habitualmente, durante o mês de Novembro, no Refeitório I dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Este projeto visa reduzir a ansiedade que a criança sente quando confrontada com a presença de um profissional de saúde, através do jogo da representação, em que ela leva o seu bonequinho doente que os futuros médicos irão tratar. Tal projeto foi implementado pela EMSA (European Medical Students’ Association), constituída por várias associações de estudantes no espaço europeu, e já contou com a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia, Suécia e Reino Unido.

O evento destina-se a crianças entre os 3 – 6/7 anos de idade, estando estimada a participação de mais de 2000 crianças este ano. O projeto tem a colaboração de alunos de Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina Dentária, Medicina e Nutrição, através das respetivas associações de estudantes. Tal como os Hospitais da realidade, o Hospital dos Pequeninos abriga também diferentes tipos de “Profissionais faz de conta” : Cirurgiões, Enfermeiros, Radiologistas, Nutricionistas e até mesmo dentistas.

No seguimento da grande dimensão atingida por este projecto Global, a AEFML publicou, com o apoio do programa Harvard Medical School- Portugal, Ministério da Educação e da Saúde um livro infantil, totalmente escrito por estudantes de medicina e Ilustrado por José Maria Souto Moura. O livro conta a história do ursinho Egas (em homenagem ao professor Doutor Egas Moniz) e do seu dono, o pequeno Pedro, que são levados a viver uma aventura fantástica no mundo do “Hospital dos Pequeninos”. Esta publicação faz com que o Hospital dos pequeninos possa chegar mesmo ás crianças que não podem deslocar-se às Faculdades de Medicina. Além disso, esta obra começa já a ser literatura recomendada nas escolas do pré-escolar portuguesas.

A saúde é uma temática que deve ser abordada cada vez mais precocemente na formação dos jovens pelo que existe já bastante literatura pedagógica disponível nessa área.

Hoje em dia o Doutor começa a deixar de ser visto como o “Mau” que dá “Picas” para passar a ser encarado como um “Super Heroi” que salva as criancinhas doentes.

Veja os vídeos aqui:

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: