Diabetes gestacional

Dr. Pedro Azevedo

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobreDiabetes gestacional” com o Dr. Pedro Azevedo: Diabetes gestacional

Leia o texto do áudio aqui:

A diabetes gestacional é o aparecimento, durante a gravidez, de níveis mais elevados de açúcar no sangue do que os esperados, surgindo na sequência de um bloqueio hormonal, quando a glicose do sangue não consegue ser removida para dentro das células que a utilizam como combustível.

Este problema afecta uma em cada vinte grávidas, a maioria no 3.º trimestre, e na maior parte das mulheres desaparece quando a gravidez termina. Porém, as grávidas que tiveram diabetes gestacional apresentam maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 fora da gravidez.

Os sintomas incluem aumento da sede, micções mais frequentes, perda de peso apesar do aumento do apetite, infecções por fungos, entre outros. Contudo, a maioria das mulheres não apresenta sintomas e é necessário fazer o rastreio. O diagnóstico faz-se através da prova da tolerância à glicose oral, devendo acontecer entre as 24 e as 28 semanas de gravidez.

As mulheres que têm excesso de peso, história familiar de diabetes ou que apresentem sinais/sintomas sugestivos de diabetes têm maior risco para diabetes gestacional.

Na maioria dos casos, esta doença não pode ser prevenida, no entanto, um controlo cuidadoso do peso antes da gravidez pode reduzir o risco, já que esta doença acarreta complicações na altura do parto por bebés maiores que o previsto e aumenta o risco de morte fetal.

Leia o artigo aqui: Diabetes gestacional

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: