Investigação clínica no cancro

Dr. Arlindo Ferreira

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “Investigação clínica no cancro” com Dr. Arlindo Ferreira: Investigação clínica no cancro

A oncologia está em constante evolução com vista a trazer tratamentos mais eficazes e menos prejudiciais para os doentes.

 Na generalidade dos cancros há protocolos de tratamento bem definidos. Alguns cancros respondem prontamente a esses tratamentos, enquanto outros são mais resistentes. Nestas situações pode ser útil recorrer-se a terapêuticas ainda em estudo e que mostraram resultados promissores em pequenos ensaios. Estes estudos de investigação são chamados de ensaios clínicos e podem ajudar ao progresso da medicina não só no tratamento, para atrasar ou parar a progressão do cancro, mas também na prevenção, e no diagnóstico.

 De um modo mais global, no contexto do tratamento, estes estudos em humanos visam compreender se novos medicamentos são seguros, eficazes e superiores ao melhor medicamento conhecido à altura.

 Os ensaios clínicos cumprem regras estritas, definidas em protocolos escritos, e são escrupulosamente vigiados cientifica e eticamente com vista a proteger os direitos e a segurança dos doentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: