Asma na criança – diagnóstico diferencial e meios complementares

Drª Eva Gomes

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “Asma na criança – diagnóstico diferencial e meios complementares” com a Drª Eva Gomes: Asma na criança – diagnóstico diferencial e meios complementares

A asma brônquica caracteriza-se por episódios recorrentes de sibilância (ou pieira/chiadeira), tosse e dificuldade respiratória. É importante o diagnóstico diferencial com outras patologias tais como a fibrose quistica, a displasia broncopulmonar, o refluxo gastroesofágico e a disfunção das cordas vocais. Também as doenças da via aérea superior em que há acumulação de secreções e escorrência posterior para a faringe podem simular asma devendo ser identificadas e tratadas.

Na criança em idade pré-escolar, o diagnóstico de asma pode ser realmente difícil.

As provas de função respiratória são importantes no diagnóstico diferencial. Começa a ser possível estudar a função respiratória em crianças a partir dos 3 anos. Mas é pelos 5 anos, que a maioria das crianças já colabora na execução de provas de função respiratória.
Os testes cutâneos de alergia são necessários para identificar se há alergénios relevantes envolvidos de forma a ajustar o tratamento às necessidades específicas de cada doente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: