Asma em atletas

Prof. André Moreira

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “Asma em atletas” com o Prof. André Moreira: Asma em atletas

A maioria dos atletas experimenta dificuldades respiratórias durante e após treinos e em competição. Apesar de uma grande variedade de condições poder predispor o atleta a esta situação, a causa mais comum é a asma não controlada ou não diagnosticada.

 Entre os atletas Portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim, um em cada cinco tinha asma! Torna-se por isso necessário que treinadores e atletas saibam reconhecer esta patologia.

 A ausência de queixas, ou as manifestações pouco típicas fazem com que os sintomas respiratórios não sejam muitas vezes suficientes para identificar os casos de asma em atletas. Nestes casos, o diagnóstico é baseado na avaliação da função pulmonar, da hiperreatividade brônquica e da inflamação das vias aéreas.

 Ter asma não é nenhuma limitação para a prática desportiva, mesmo de elite. Limitação é treinar durante anos, sem conhecer este diagnóstico, competindo assim em desvantagem.

 Se faz desporto acrescente a avaliação da sua “inspiração” ao ideal olímpico. Respirar bem para ir “Mais longe, mais alto, mais forte”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: