As medidas comparativas de qualidade dos cuidados hospitalares têm de ser analisadas com prudência

Prof. António Vaz Carneiro

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “As medidas comparativas de qualidade dos cuidados hospitalares têm de ser analisadas com prudência” com o Prof. António Vaz Carneiro: As medidas comparativas de qualidade dos cuidados hospitalares têm de ser analisadas com prudência

Já todos ouvimos e lemos resultados de estudos comparando os chamados indicadores de qualidade entre diversos hospitais, em que um hospital fica melhor classificado por ter resultados mais favoráveis do que outros.

Por exemplo, comparam-se taxas de mortalidade entre dois hospitais, dizendo que num é de 3,2% e noutro de 3%, sugerindo desta maneira que o primeiro faz pior trabalho que o segundo e que eventualmente deve sofrer um processo de auditoria para correcção desta mortalidade.

Pois bem, as coisas não são assim tão simples. Porquê?

Porque o prognóstico de um doente, isto é, o que lhe vai acontecer quando entra num hospital, depende principalmente daquilo que se chama o seu risco basal. Por exemplo: dois doentes podem ser internados em dois hospitais diferentes com o mesmo diagnóstico – ataque de coração – mas no primeiro caso ser um doente com 70 anos, diabético, hipertenso, fumador e obeso e no segundo ser um homem de 40 anos sem factores de risco. Ora o resultado no 1º caso vai muito provavelmente ser pior do que no 2º, já que esse paciente está muito mais doente (o tal risco de base) e o impacto do ataque de coração pode ser muito mais grave.

Este fenómeno também se verifica em médicos individuais. Por exemplo, os melhores cirurgiões têm por vezes piores resultados, precisamente porque operam pacientes muito mais doentes, que os cirurgiões menos experientes não podem operar.

Portanto, a comparação de indicadores de qualidade entre instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deve ser feita com cuidado, entrando em linha de conta com a gravidade do estado clínicos dos doentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: