Que sintomas são mais preocupantes em termos de doença?

Prof. António Vaz Carneiro

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “Que sintomas são mais preocupantes em termos de doença?” com o Prof. António Vaz Carneiro: Que sintomas são mais preocupantes em termos de doença?

É sabido que todos somos um pouco hipocondríacos, isto é, nos preocupamos um pouco demais com a possibilidade de termos uma doença grave.

E isto é mais verdade quando de repente temos um sintoma inesperado, uma dor abdominal incomodativa, uma tontura prolongada, uma tosse que parece não passar, por exemplo.

A questão então coloca-se: que sintomas serão mais preocupantes em termos de gravidade, isto é, que possam significar uma doença grave?

Isto mesmo foi analisado recentemente, num estudo em que os investigadores se preocuparam em avaliar um conjunto de sintomas em doentes ambulatórios, procurando identificar os que poderiam ser provocados por uma doença cancerosa.

Os 4 sintomas seleccionados foram o aparecimento de sangue na urina ou na expectoração, dificuldade em engolir e perda de sangue pelo recto.

Os autores concluíram que apenas em 2-7% se detectou um cancro, isto é, que em cada 100 doentes com este sintomas, estes eram causados por doenças benignas em 93-98 doentes.

Que concluir?

A maior parte dos sintomas em cuidados primários – mesmo alarmantes como os citados – não representam doença maligna. No entanto, se persistirem ou se agravarem, deve procurar assistência médica imediata.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: