Enjoos, prisão de ventre e azia: dificuldades comuns na gravidez

“Uma abordagem à obesidade infantil”

Durante a gravidez é comum que as mulheres sofram com enjoos, prisão de ventre e azia. Isso acontece devido às mudanças que ocorrem no organismo durante a gravidez. Contudo, a alimentação da mulher pode agravar algumas situações ou contribuir para o alívio dos sintomas e a resolução dos problemas.

As grávidas que sofrem de enjoos, prisão de ventre e azia podem sentir-se preocupadas e cansadas com estas situações. Por vezes, pensam mesmo que o bebé está a sofrer e pode ser prejudicado com isso. Normalmente estas condições não oferecem risco nem para a saúde da mãe nem para a saúde do bebé. Só em casos mais severos pode ser necessária a intervenção médica.

Confira algumas sugestões para ajudá-la a controlar ou amenizar estas situações e aumentar o seu bem estar durante a gravidez!

Enjoos (matinais) e vómitos

Os enjoos são comuns durante a gravidez, principalmente no início. Podem ocorrer a qualquer hora do dia e até mesmo o dia todo. Por serem mais frequentes na parte da manhã, são conhecidos como enjoos matinais.

Normalmente os enjoos deixam de acontecer ou melhoram significativamente por volta do 4º mês de gravidez. Até lá, pode colocar em prática os seguintes conselhos para aliviar os seus sintomas:

  • Descanse o máximo que puder
  • Procure distrair-se
  • Procure estar ao ar livre
  • Evite os cheiros que habitualmente lhe provocam enjoos e, se necessário, peça que alguém cozinhe por si
  • Evite os movimentos e situações que habitualmente lhe provocam enjoos. Por exemplo, andar de carro
  • Evite estar com o estômago vazio. Coma pouco de cada vez, mas não deixe de comer. Durante o dia, faça 5, 6 ou mais refeições pequenas, com intervalos de 2 a 3 horas
  • Coma algumas bolachas simples, como bolachas Maria ou de água e sal, antes de se levantar pela manhã e procure levantar-se devagar
  • Evite beber líquidos às refeições. Mas não se esqueça de beber líquidos entre as refeições!
  • Evite alimentos picantes, condimentados, gordurosos e doces e todos aqueles que habitualmente lhe provoquem enjoos. De certeza saberá quais são!

Atenção! Fale o quanto antes com o seu médico se…

  • estiver a urinar pouco e a urina for escura
  • não conseguir manter os líquidos no estômago devido aos vómitos
  • tiver tonturas quando fica de pé
  • sentir o seu coração acelerado
  • vomitar sangue

O seu médico pode recorrer ao uso de medicamentos para reduzir os vómitos ou verificar a necessidade de repor líquidos. Em casos mais severos, pode ser recomendado o internamento para um acompanhamento mais próximo.

Prisão de ventre

A prisão de ventre pode acontecer durante toda a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo da mulher grávida.

Os comprimidos de Ferro, muito utilizados para combater a anemia durante a gravidez, também podem contribuir para a prisão de ventre. Contudo, somente o seu médico é capaz de avaliar se pode ou não deixar de tomá-los por este motivo.

Algumas medidas podem ajudá-la a reduzir a prisão de ventre:

  • Faça atividade física regularmente. Uma boa caminhada diária pode ajudar!
  • Beba bastante água
  • Inclua bastante fibra na sua alimentação. São alimentos ricos em fibra:

– cereais integrais e seus derivados, como pão, arroz, massa, cereais matinais e aveia;

– frutas frescas e secas, principalmente o kiwi, a manga, a papaya, a ameixa preta, a ameixa seca, e a laranja

– frutos oleaginosos, como pinhões, amêndoas, nozes, avelãs

– hortícolas

– leguminosas, como, feijões e lentilhas

Atenção! Não utilize laxantes sem aconselhamento médico. Se o problema persistir fale o quanto antes com o seu médico.

Azia

A azia também é comum durante a gravidez e interfere com o bem estar da mulher grávida. Pode acontecer em qualquer momento da gravidez mas é mais comum no final. É um forte ardor no peito causado pela subida dos ácidos do estômago.

Seguem algumas medidas que podem ajudá-la a contornar este problema:

  • Evite chocolate e alimentos gordurosos, principalmente antes de deitar
  • Evite café e bebidas à base de cola
  • Evite bebidas alcoólicas
  • Evite alimentos ácidos e picantes, como o tomate e as frutas cítricas e seus sumos, o vinagre, as pimentas e os molhos picantes
  • Evite fumar
  • Faça refeições pequenas e mais frequentes
  • Evite deitar-se logo após as refeições e nunca faça uma grande refeição antes de ir para cama
  • Coma devagar
  • Evite beber líquidos às refeições

Mas não se esqueça de beber líquidos entre as refeições!

  • Durma com almofadas altas para elevar a sua cabeça e as costas

Atenção! Nunca utilize antiácidos sem recomendação médica.

Conteúdo produzido no âmbito do projeto de produção de Informação do Programa Harvard Medical School-Portugal “Papa Bem: uma abordagem à obesidade infantil”

Este trabalho é cofinanciado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, QREN E COMPETE

Investigadora principal:

Profª Isabel Loureiro

Investigadora:

Drª. Gisele Câmara

Investigadora:

Drª Ana Rita Goes

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Publicado em Gravidez, Obesidade. Etiquetas: , , , . 1 Comment »

Uma resposta to “Enjoos, prisão de ventre e azia: dificuldades comuns na gravidez”

  1. jorge manuel bastos das neves Says:

    Excelente artigo, parabéns à Profª Isabel e Drª Gisele e Ana Rita.
    Ao Programa Harvard Medical School Portugal.
    Muito útil para as grávidas, população em geral e familiares das grávidas!


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