Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “A segurança dos medicamentos” com o Prof. António Vaz Carneiro:A segurança dos medicamentos
Após o medicamento estar no mercado e já ter sido comparticipado, haverá algo mais que tenhamos de saber?
Claro que sim!
Na maior parte dos ensaios clínicos que serviram de base à aprovação de medicamentos foram estudados centenas ou alguns milhares de doentes. Isto é devido ao facto destes estudos serem muito dispendiosos e muito difíceis de ser realizados pelo que a indústria farmacêutica procura obter resultados com o mínimo de doentes e tempo gasto.
É claro que só quando o medicamento está a ser tomado por centenas de milhares ou milhões de pessoas é que se detectam os chamados efeitos adversos raros, mas graves.
As agências do medicamento, como é o caso do Infarmed, são responsáveis por montar o chamado sistema de farmacovigilância, em que se procuram detectar os efeitos adversos dos medicamentos que os doentes estão a tomar.
Estes são reportados pelos médicos e pelos doentes ou suas famílias.
Deste modo, fica-se com uma ideia muito boa da segurança real dos medicamentos que está a tomar. Se tiver alguma reacção fora do comum à tomada de um medicamento, não deixe de comunicá-lo ao seu médico, para que ele possa notificar esse efeito adverso ao Infarmed.



