Toque retal

Fonte:

Tradão e Edição de Imagem Científica:

Adaptação Científica:

Drª.Carolina Vaz Macedo

Validação Científica:

Dr. Filipe Basto

O que é?

O toque rectal é um exame físico do recto, que corresponde aos últimos centímetros do intestino, imediatamente acima do ânus. Os médicos usam um dedo com luva e lubrificado para verificar a presença de anomalias do ânus e do recto. Este exame demora aproximadamente um a dois minutos e, embora possa causar um ligeiro desconforto, não deve ser doloroso.

A palpação através da parede rectal permite ao médico examinar igualmente a superfície da glândula prostática nos homens e alguns dos órgãos reprodutores nas mulheres.

Para que é usado

Os médicos usam o toque rectal para avaliar determinados sintomas, tanto nos homens como nas mulheres, que afectam o aparelho digestivo, os órgãos genitais e o aparelho urinário. Por exemplo, um médico pode realizar o exame para verificar a próstata num homem que se queixa de urinar com frequência ou para examinar os órgãos pélvicos numa mulher com dores abdominais profundas. Embora este exame possa detectar algumas anomalias ginecológicas nas mulheres, habitualmente não dispensa a realização de um exame vaginal (ginecológico).

Durante um toque rectal, o médico pode igualmente verificar a presença de sangue vivo ou obter uma pequena amostra de fezes para identificar a presença de sangue oculto (que pode ser secundária a uma hemorragia do estômago ou do intestino). No entanto, a pesquisa de sangue oculto nas fezes como parte do toque rectal não constitui um exame tão fiável como a análise de amostras de fezes obtidas das dejecções no domicílio.

O exame é igualmente utilizado como teste de rastreio para determinados cancros, podendo detectar cancros ou pólipos que se desenvolvem nos últimos centímetros do cólon, tanto nos homens como nas mulheres. No entanto, o médico irá provavelmente recomendar um exame de rastreio adicional para o cancro do cólon, tal como uma colonoscopia total ou uma rectossigmoidoscopia (ou colonoscopia esquerda) mais uma pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Nos homens, o exame rectal é frequentemente utilizado para efectuar o rastreio do cancro da próstata em combinação com uma análise de sangue para dosear o antigénio específico da próstata (teste do PSA). Existe alguma controvérsia relativamente ao rastreio deste tipo de cancro, pelo que o mesmo deve ser discutido com o médico.

Preparação

Não existe nenhuma preparação especial para o toque rectal.

Como é realizado

A pessoa deve remover ou baixar o vestuário da cintura para baixo e, em seguida, deve deitar-se de lado numa marquesa com um ou ambos os joelhos flectidos em direcção ao peito. É também possível realizar este exame de pé, dobrando-se sobre a marquesa. As mulheres que são submetidas a um exame ginecológico podem ser examinadas na marquesa ginecológica com as pernas nos estribos.

O médico irá inserir um dedo lubrificado no recto, coberto por uma luva. É frequentemente útil que a pessoa que está a ser examinada exerça pressão como se estivesse a evacuar. O médico irá palpar a parede do recto, procurando identificar a presença de massas, edema (inchaços) ou zonas dolorosas. Nos homens, o médico irá palpar a próstata através da parede do recto e irá avaliar a presença de nódulos suspeitos, bem como de anomalias no tamanho ou na forma desta glândula. Nas mulheres, o médico irá examinar o recto e a vagina separadamente e, por vezes, também ao mesmo tempo.

Seguimento

O médico irá comunicar os resultados do exame antes de sair do consultório e, se o exame não for normal, pode requisitar exames adicionais.

Riscos

O toque rectal é um procedimento de rotina que é seguro e causa pouco desconforto.

Quando contactar um profissional

Deve contactar o médico se sentir dores no recto ou no abdómen depois do exame ou se notar qualquer hemorragia rectal.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: